VIVÊNCIAS COM A GINÁSTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2764-6076.2024v3n4ID33129Palabras clave:
Educação Física; Educação Física Infantil; GinásticaResumen
O estágio é componente curricular indispensável para a formação docente, por possibilitar a construção da identidade profissional, além de propiciar a investigação da realidade e a práxis pedagógica. Logo, o objetivo deste estudo foi apresentar o trato do conteúdo ginástica durante o estágio supervisionado da educação física infantil. Trata-se de um estudo descritivo, surgido do relato de experiência do componente curricular Estágio Supervisionado I, do curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em uma turma de educação infantil, a turma era composta por cinco crianças de três e quatro anos. O estágio foi dividido em três etapas: observação, coparticipação e regência, o conteúdo abordado durante as regências foi a ginástica, por possibilitar aos alunos vivências variadas de sensações e movimentos. Como metodologia principal durante as aulas, destaca-se os jogos cantados que tornou as aulas mais dinâmicas e atrativas, além de trabalhar elementos básicos da ginástica, como os saltos, apoios, giros e equilíbrio, e também a sociabilidade. ademais, trabalhamos com jogos de imitação, principalmente de animais, por tratar de um interesse em comum dos alunos, e a partir da imitação dos animais, conseguimos desenvolver elementos ginásticos. Desse modo, demonstramos a importância de uma prática baseada em estudos, que não leve em consideração apenas o movimento analítico, mas uma prática que possibilite à criança brincar, conviver, explorar os próprios limites e expressar-se.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Educação e Infâncias
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.