VIVÊNCIAS COM A GINÁSTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2764-6076.2024v3n4ID33129Palavras-chave:
Educação Física; Educação Física Infantil; GinásticaResumo
O estágio é componente curricular indispensável para a formação docente, por possibilitar a construção da identidade profissional, além de propiciar a investigação da realidade e a práxis pedagógica. Logo, o objetivo deste estudo foi apresentar o trato do conteúdo ginástica durante o estágio supervisionado da educação física infantil. Trata-se de um estudo descritivo, surgido do relato de experiência do componente curricular Estágio Supervisionado I, do curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em uma turma de educação infantil, a turma era composta por cinco crianças de três e quatro anos. O estágio foi dividido em três etapas: observação, coparticipação e regência, o conteúdo abordado durante as regências foi a ginástica, por possibilitar aos alunos vivências variadas de sensações e movimentos. Como metodologia principal durante as aulas, destaca-se os jogos cantados que tornou as aulas mais dinâmicas e atrativas, além de trabalhar elementos básicos da ginástica, como os saltos, apoios, giros e equilíbrio, e também a sociabilidade. ademais, trabalhamos com jogos de imitação, principalmente de animais, por tratar de um interesse em comum dos alunos, e a partir da imitação dos animais, conseguimos desenvolver elementos ginásticos. Desse modo, demonstramos a importância de uma prática baseada em estudos, que não leve em consideração apenas o movimento analítico, mas uma prática que possibilite à criança brincar, conviver, explorar os próprios limites e expressar-se.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação e Infâncias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.