ROBÓTICA EDUCACIONAL: “DO QUE” FALAMOS E “COMO” SE ESTÁ FAZENDO USO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PARA INFÂNCIA.
Palavras-chave:
Ensino Aprendizagem. Robótica Educacional. Educação. Infância.Resumo
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICS) possibilitam o acesso, a representação, e a manipulação de informações tanto quanto a transmissão delas de diferentes maneiras. Isto faz com que se tornem ferramentas atrativas e eficazes nos processos educacionais. Entre as tecnologias utilizadas no âmbito da educação, a Robótica Educacional (RE) vem ganhando cada vez mais espaço, permitindo que os alunos e professores participem ativamente nos processos de ensino aprendizagem, e fazendo com que estes se sintam mais engajados em sala de aula. Tendo em conta a pouca produção no contexto da educação infantil, este artigo tem por objetivo analisar trabalhos relacionados à utilização da RE na educação infantil e ensino fundamental (anos iniciais), com o intuito de caracterizar o ambiente da RE e expor de que maneira está sendo utilizada esta ferramenta no contexto da educação para as infâncias.