A espera de objetos lançados no rio

impressões sobre os ribeirinhos que coletam nas margens do rio amazonas

Autores

  • José Luis dos Santos Leal UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-5674.2018v5n8ID14874

Resumo

Este trabalho é fruto da pesquisa realizada em 2016 e 2017 intitulada, “Contidos pela esperança: as tramas das relações entre os ribeirinhos e os passageiros do Navio Ana Beatriz IV”. As fotos deste ensaio foram produzidas por mim com uma câmera Samsung Lens WB350f. O obejetivo central partiu da relevância dada as fotografias com o maior número de registros das famílias possíveis durante o meu trajeto nas margens das comunidades, como por exemplo: Furo Grande/PA, Ilha dos Porcos/AP, Ilha dos Macacos/AP, São Sebastião da Boa Vista/PA, Currulinho/PA e a Região de Breves/PA, a interpretação das imagens se fez pelas expressões contidas no grupo de indivíduos que compõem os arranjos ribeirinhosotos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Luis dos Santos Leal, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

Aluno do Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio, graduando do Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Possui graduação em Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado) pela mesma instituição, com área de concentração em Sociologia. Ex-bolsista do Grupo PET Ciências Sociais/UNIFAP, e Membro do GEPVIC - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Violências e Criminalizações. Atualmente é servidor da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário - DFDA/AP, lotado no Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA. Coordena os programas: Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural PNDTR; Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras. Têm interesses de pesquisa: práticas policiais, formação policial, violência policial, vida no crime, produção social de inimigos, conflitos armado nas Áreas de ressacas e periferias, mercados ilícitos. Subáreas de conhecimento: Teoria Sociológica, Sociologia da Violência, Sociologia dos Conflitos. Tem experiência na área de Administração, Informática, Designer. É formado em Técnico em Administração pela Escola Fundação Bradesco-AP.

Referências

CRISTO, Ana Cláudia Peixoto de. Cartografias da educação na Amazônia rural ribeirinha: estudo do currículo, imagens, saberes e identidade em uma escola do município de Breves/Pará. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Pará. Belém, p. 165. 2007.

CRUZ, Manuel M. Sítios agroflorestais na várzea do Careiro. Revista de Geografia da Universidade do Amazonas, Manaus, v. 1, n.1, p. 105-122, jan./dez.1999.

LIMA, Deborah de Magalhães. Ribeirinhos, Pescadores e a Construção da Sustentabilidade nas Varzeas dos Rios Amazonas e Solimões. In: Boletim Rede Amazônia: Diversidade Cultural e Perspectivas Socioambientais. Ano 3, n. 1, 2004.

LOPES, Luciane Gomes. Vivência espacial das mulheres ribeirinhas: os espaços paradoxais do Distrito de Nazaré. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Departamento de Geografia, Universidade Federal de Rondônia. Porto Velho, p. 121. 2013.

Downloads

Publicado

23-11-2018

Como Citar

LEAL, J. L. dos S. A espera de objetos lançados no rio: impressões sobre os ribeirinhos que coletam nas margens do rio amazonas. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, [S. l.], v. 5, n. 8, p. 227–235, 2018. DOI: 10.21680/2446-5674.2018v5n8ID14874. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/14874. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios Visuais