‘‘Ensaiei meu samba o ano inteiro’’: Um percurso histórico pelo universo do samba por meio do espetáculo performático

Autores

  • Sara Carla Nuño De La Rosa García (PPGAS/UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-5674.2016v3n5ID14927

Palavras-chave:

samba, música, dança, performance, espetáculo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise etnográfica do espetáculo Ensaiei meu samba o ano inteiro, do Grupo Parafolclórico da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), colocando-o como objeto performático útil para refletir sobre alguns dos elementos que constituem a estrutura mais complexa da sociedade na qual o samba, como gênero musical e coreográfico, emerge e se transforma. O espetáculo traz para a cena teatral um percurso histórico da evolução do samba no Brasil, como gênero musical destacado, a partir da encenação de mais de dez coreografias que ressignificam elementos do batuque, do lundu, do samba de roda, do maxixe, do samba canção, do samba gafieira e do samba enredo respectivamente. O artigo realiza um estudo comparativo entre os elementos sociais, musicais e coreográficos abordados pela companhia mediante um processo de ressignificação e as características do contexto histórico em que surgiram os distintos tipos de samba sobre os quais o grupo têm fundamentado o seu trabalho de pesquisa para a produção artística da obra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-03-2017

Como Citar

GARCÍA, S. C. N. D. L. R. ‘‘Ensaiei meu samba o ano inteiro’’: Um percurso histórico pelo universo do samba por meio do espetáculo performático. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 53–88, 2017. DOI: 10.21680/2446-5674.2016v3n5ID14927. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/14927. Acesso em: 29 mar. 2024.