Praça 13 de Maio: do cine Eldorado aos dias atuais

  • José Muniz Falcão Neto Universidade Federal da Paraíba-Campus I- PPGA (Programa de Pós-graduação em Antropologia)
Palavras-chave: Antropologia Urbana, Cinema, Sociabilidades, Lazer, Resistência

Resumo


Este artigo tenta mostrar práticas de sociabilidade e lazer construídas nos tempos do cinema aos dias atuais na Praça 13 de Maio localizada na cidade de Mamanguape/PB. Partindo das observações diretas, de fotografas antigas, relatos orais e flmagens, percebeu-se como estas práticas apresentam importância dentro do nível social da cidade. Para tal, a vivência in loco foi fundamental para se ter uma compreensão dos processos constitutivos da praça. Portanto, o objetivo que aqui se apresenta é mostrar algumas experiências etnográfcas tidas durante o tempo de vivência na praça, analisando os grupos, indivíduos, as formas de sociabilidade geradas nos tempos do cinema (Cine Teatro Eldorado) e os novos cantos e formas de lazer que se apresentam como atos de resistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Muniz Falcão Neto, Universidade Federal da Paraíba-Campus I- PPGA (Programa de Pós-graduação em Antropologia)

José Muniz Falcão Neto, Graduado em Antropologia, com habilitação em Antropologia Visual na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Campus IV/ Rio Tinto-PB, trabalho de conclusão de curso intitulado Cinema no vale do mamanguape: aproximações antropológicas, orientado por João Martinho Braga de Mendonça. Membro do Grupo de Pesquisa AVAEDOC (Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual, Arte, Etnografia e Documentário) e GUETU (Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnografias Urbanas), atualmente estudante do PPGA (Programa de Pós - Graduação em Antropologia) na Universidade Federal da Paraíba – Campus I/João Pessoa-PB. Desenvolve pesquisa na área de Cinema, imagem e memória com utilização da linguagem áudio/visual nas produções etnográficas.  

Referências

ANDRADE, Ana Isabel de S. L.; VASCONCELOS, Severina Maria O. de. Mamanguape 150 anos uma cidade histórica. João Pessoa: UNIGRAF, 2005.

ELIAS, Norbert; SCOTSON, John L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

In: Magnani, José Guilherme C. & Torres, Lilian de Lucca (Orgs.) Na Metrópole - Textos de Antropologia Urbana. EDUSP, São Paulo, 1996.

OLIVEN, Ruben George. A Antropologia de Grupos Urbanos. 6. ed. Petrópolis, RJ : Vozes, 2007

QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Relatos Orais: do “indizível” ao “ dizível”. São Paulo: vértice, 1988.

SILVA, Sóricri, Figueiredo da. CINE TEATRO ELDORADO: modernidade e cotidiano na Mamanguape (PB) do séc. XX. 2012. 25f. Trabalho de conclusão de curso - Curso de História, Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
Publicado
22-09-2017
Como Citar
FALCÃO NETO, J. M. Praça 13 de Maio: do cine Eldorado aos dias atuais. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, v. 4, n. 6, p. 14-34, 22 set. 2017.
Seção
Artigos