Quando a vacina entra na escola
os sentidos do cuidado parental frente à vacina HPV
DOI:
https://doi.org/10.21680/2446-5674.2018v5n8ID14936Palavras-chave:
Antropologia, Saúde, Estado, Vacinação/HPV, CuidadoResumo
O presente trabalho é resultado de um estudo etnográfico sobre a vacinação do HPV, realizado em uma escola pública do Distrito Federal. O objetivo desta pesquisa é conhecer o mundo social que envolveu a vacina dentro da escola, a partir da construção que os atores envolvidos - mães e pais, meninas e meninos, fizeram ou possuíam sobre a vacinação do HPV. As vacinas têm-se revelado, diria historicamente, uma fonte de prevenção, de fortalecimento do corpo. Mas como um processo apropriado, tanto pelo Estado como pelo ser humano, sofreu e sofre vários tipos de interpretações e apropriações, extrapolando o mundo biomédico e ganhando diferentes contornos sociais e culturais. Tudo isso releva diversos posicionamentos, sejam com o próprio corpo, para com/ou da família, com os poderes institucionais. Quando nos deparamos com uma vacina que chegou ao Brasil há pouco, realizada apenas em corpos femininos muito jovens, esses ainda representados por seus pais e mães, e que recebem a dose fora de seu campo jurisdicional “natural” – as unidades médicas – mas sim, dentro de uma instituição de ensino, este contexto vacinal se torna ainda mais interessante. É sobre a trajetória da vacina HPV, a lógica do cuidado em vacinar ou não uma filha e que gatilhos teóricos usados para embasar esta decisão que esta pesquisa se debruçou.
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