O mercado do comércio justo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-5674.2017v4n6ID14937

Palavras-chave:

Mercado, Sociologia Econômica, Comércio Justo

Resumo

O texto articula o pensamento social sobre a categoria mercado e aplica o que é denominado aqui de conceito sociológico de mercado ao modelo de mercado do comércio justo. O comércio justo é um modelo alternativo ao mercado convencional e traz inúmeros elementos para o questionamento do atual modelo de mercado internacional. Assim, o objetivo do artigo é analisar o mercado como um conceito sociológico e interpretar o modelo de mercado do comércio justo de acordo com as concepções balizadas pelo aporte teórico de Weber, Polanyi e Granovetter, autores que contribuíram com a sociologia econômica trazendo ao debate o mercado como um espaço de ação social. Metodologicamente utiliza-se a pesquisa exploratória através de uma revisão bibliográfca. Aqui é considerado o
mercado como fruto das relações sociais e é evidenciado que o mercado do comércio justo faz uso das relações entre os atores sociais para questionar o modelo de mercado internacional convencional, apresentando outro modelo de comercialização que considera questões sociais além das econômicas.

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Biografia do Autor

Antonio Daniel Alves Carvalho, Universidade Federal de Sergipe - Programa de Pós-graduação em Sociologia

Bacharel em Ciências Sociais - UVA

Mestre em Sociologia - UFAL (pesquisa na área de sociologia economia e sociologia do desenvolvimento)

Doutorando em Sociologia da UFS

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Publicado

22-09-2017

Como Citar

CARVALHO, A. D. A. O mercado do comércio justo. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 112–125, 2017. DOI: 10.21680/2446-5674.2017v4n6ID14937. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/14937. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos