O mercado do comércio justo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-5674.2017v4n6ID14937

Palavras-chave:

Mercado, Sociologia Econômica, Comércio Justo

Resumo

O texto articula o pensamento social sobre a categoria mercado e aplica o que é denominado aqui de conceito sociológico de mercado ao modelo de mercado do comércio justo. O comércio justo é um modelo alternativo ao mercado convencional e traz inúmeros elementos para o questionamento do atual modelo de mercado internacional. Assim, o objetivo do artigo é analisar o mercado como um conceito sociológico e interpretar o modelo de mercado do comércio justo de acordo com as concepções balizadas pelo aporte teórico de Weber, Polanyi e Granovetter, autores que contribuíram com a sociologia econômica trazendo ao debate o mercado como um espaço de ação social. Metodologicamente utiliza-se a pesquisa exploratória através de uma revisão bibliográfca. Aqui é considerado o
mercado como fruto das relações sociais e é evidenciado que o mercado do comércio justo faz uso das relações entre os atores sociais para questionar o modelo de mercado internacional convencional, apresentando outro modelo de comercialização que considera questões sociais além das econômicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Daniel Alves Carvalho, Universidade Federal de Sergipe - Programa de Pós-graduação em Sociologia

Bacharel em Ciências Sociais - UVA

Mestre em Sociologia - UFAL (pesquisa na área de sociologia economia e sociologia do desenvolvimento)

Doutorando em Sociologia da UFS

Downloads

Publicado

22-09-2017

Como Citar

CARVALHO, A. D. A. O mercado do comércio justo. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 112–125, 2017. DOI: 10.21680/2446-5674.2017v4n6ID14937. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/14937. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos