O mercado do comércio justo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-5674.2017v4n6ID14937

Keywords:

Mercado, Sociologia Econômica, Comércio Justo

Abstract

O texto articula o pensamento social sobre a categoria mercado e aplica o que é denominado aqui de conceito sociológico de mercado ao modelo de mercado do comércio justo. O comércio justo é um modelo alternativo ao mercado convencional e traz inúmeros elementos para o questionamento do atual modelo de mercado internacional. Assim, o objetivo do artigo é analisar o mercado como um conceito sociológico e interpretar o modelo de mercado do comércio justo de acordo com as concepções balizadas pelo aporte teórico de Weber, Polanyi e Granovetter, autores que contribuíram com a sociologia econômica trazendo ao debate o mercado como um espaço de ação social. Metodologicamente utiliza-se a pesquisa exploratória através de uma revisão bibliográfca. Aqui é considerado o
mercado como fruto das relações sociais e é evidenciado que o mercado do comércio justo faz uso das relações entre os atores sociais para questionar o modelo de mercado internacional convencional, apresentando outro modelo de comercialização que considera questões sociais além das econômicas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Antonio Daniel Alves Carvalho, Universidade Federal de Sergipe - Programa de Pós-graduação em Sociologia

Bacharel em Ciências Sociais - UVA

Mestre em Sociologia - UFAL (pesquisa na área de sociologia economia e sociologia do desenvolvimento)

Doutorando em Sociologia da UFS

Published

22-09-2017

How to Cite

CARVALHO, A. D. A. O mercado do comércio justo. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 112–125, 2017. DOI: 10.21680/2446-5674.2017v4n6ID14937. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/14937. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos