A imagem-graffiti: olhares sobre o conflito armado colombiano

  • Natalia Pérez Torres Universidade Federal de Santa Catarina - Centro de Filosofia e Ciências Humanas - Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas
Palavras-chave: antropologia urbana;, imagem-graffiti, arte política;, conflito armado colombiano;, Guache

Resumo

O artigo apresenta e discute o conceito de imagem-graffiti a partir de algumas reflexões sobre o conflito armado na Colômbia. Nesse sentido, indaga sobre o estatuto das imagens na guerra e a relação entre elas e o espectador. Analisando brevemente o trabalho do artista urbano “Guache”, assume-se que a imagem-graffiti pode configurar uma práxis artística e política coletiva e um olhar particular sobre a experiência da guerra no espaço público das cidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARTHES, Roland. Variaciones sobre la escritura. Barcelona: Paidós, 2002.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. Trad. Francisco de Ambrosis Pinheiro Machado. Porto Alegre, RS: Zouk, 2014.
BERGER, John. Modos de ver. Trad. Justo Beramendi. Barcelona: Gustavo Gili, S.A., 1974.
CAIUBY, Sylvia. Imagem, magia e imaginação: desafios ao texto antropológico. Mana 14(2): pp. 455-475, 2008.
CAMPOS, Ricardo e SIQUEIRA, Ágata. O mundo da arte urbana emergente: contextos e atores. Todas as Artes. Revista Luso-Brasileira de Artes e Cultura,1(2), pp. 70-93, 2018.
MANDEL, Claudia. Muralismo mexicano: arte público, identidad, memoria colectiva. Revista Escena 30(61), pp. 37-54, 2007.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível – Estética e política. São Paulo: Editora 34, 2009.
__________. El teatro de imágenes. Alfredo Jaar. La política de las imágenes. Santiago: Ediciones Metales Pesados, 2014.
RUBIANO, Elkin. El arte en el contexto de la violencia contemporánea en Colombia. Esfera Pública, Bogotá, 19 ago 2015. Disponível em: Acesso em 30 out 2018.
SILVA, Armando. Graffiti. Una ciudad imaginada. Bogotá: Tercer Mundo Editores, 1988.
SONTAG, Susan. Ante el dolor de los demás. Trad. Aurélio Major. Buenos Aires: Alfaguara, 2003.
__________. Sobre fotografia. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
Publicado
25-06-2020
Como Citar
PÉREZ TORRES, N. A imagem-graffiti: olhares sobre o conflito armado colombiano. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, v. 7, n. 13, p. 1-18, 25 jun. 2020.