Modo de vida de uma comunidade Quilombola Amazônica

Autores

  • Isis Tarcila Vital de Souza Universidade Federal do Pará
  • Nádile Juliane Costa de Castro Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-5674.2023v10n18ID30380

Palavras-chave:

Grupos Étnicos, Quilombola, Modo de vida, Amazônia, Antropologia visual

Resumo

Este ensaio tem como objetivo apresentar símbolos que compõe a paisagem a fim de provocar reflexão sobre os elementos que compõe o modo de vida e que emergem no imaginário dos participantes de uma pesquisa no contexto amazônico. Trata-se de registros da comunidade quilombola de Itancoã Mirim, Acará, Pará, Brasil. Foi realizado no percurso de uma pesquisa de mestrado sendo incorporado na compressão do objeto de pesquisa. Registrou-se a ambiência para compreender o modo de vida a fim de apontar relações entre saberes e fazeres sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isis Tarcila Vital de Souza, Universidade Federal do Pará

Bacharel e Licenciatura Plena em Enfermagem pela Universidade Federal do Pará (2013-2018).Mestra pelo programa de pós graduação em Enfermagem (UFPA), na área de concentração Enfermagem no contexto amazônico (LINHA 01) e Especialista em UTI adulto. Atuo como Enfermeira na Unidade de Pronto Atendimento - UPA (SESMA) e como Enfermeira na Agência Transfusional do Hospital Oncológico Infantil Octavio Lobo. 

Nádile Juliane Costa de Castro, Universidade Federal do Pará

Graduada em Enfermagem (Escola de Enfermagem Magalhães Barata/UEPA/2007). Doutora em Ciências: socioambientais (NAEA/UFPA/2019). Mestre em Doenças Tropicais (NMT/UFPA/2010). Pós-graduada em Saúde Publica e metodologia do ensino de artes. Atualmente cursa Educomunicação e Tecnologia (em andamento). Docente da Universidade Federal do Pará, lotada no Instituto de Ciências da Saúde. Está docente da Faculdade de Enfermagem e do Programa de Pós graduação em Enfermagem (PPGENF-UFPA) registrada nos GP EDUGESPEN E GEPEMUSCA. Tem interesse em meio Ambiente e Inclusão a partir de Processos de ensino e aprendizagem; Ações afirmativas; Formação de profissionais de saúde indígenas e quilombolas; Tecnologias Educacionais, Saúde Ambiental e Atenção à Saúde dos povos indígenas e comunidades tradicionais. Coordena os projetos de desenvolvimento tecnológico Amazônidas: Eixo extensão; eixo pesquisa e eixo ensino, para fins de implementação da formação para o cuidado de povos indígenas e comunidades tradicionais da Amazônia. Possui experiência na assistência em atenção primária à saúde e saúde indígena. Está coordenadora de projetos de pesquisa e extensão envolvendo formação de discentes de ação afirmativa e alinhados a inclusão social e tecnológica. Foi gerente dos serviços de IST/AIDS em Unidade Especial de Saúde do Município de Benevides (PA) e enfermeira do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Esteve coordenadora técnica e docente de ensino profissionalizante em curso técnico de enfermagem. Atuou em pesquisa experimental com leishmanioses pelo Instituto Evandro Chagas (IEC) entre os anos de 2005 a 2007 e posteriormente com o Núcleo de Medicina Tropical (NMT) nos anos de 2008 a 2010 por meio de bolsa de iniciação científica e mestrado pelo CNPQ. Foi bolsista do CAPES pelo doutorado. Atua no acompanhamento de discentes para formação em pesquisa desde 2013 por meio de um projeto voluntário intitulado GTPE, realizado na UNAMA. FCAT e atualmente na UFPA. É membro associada da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e Membro Associada Pesquisadora do Centro Latino Americano de Estudos em Cultura (CLAEC). Foi Coordenadora do DEAB ABEn pará entre 2018 e 2019. Está colaboradora do Projeto EDUJUS/ICED/UFPA. Está coordenadora desde de 2020 da Diretoria de Comunicação social e Publicações da ABEn seção Pará. Possui experiências interdisciplinares e acadêmicas em designer e artes visuais no ensino técnico e superior (IFPA/UFPA) aplicadas na construção de material pedagógico e instrucional.

Referências

BREILH, Jaime. La determinación social de la salud como herramienta de transformación hacia una nueva salud pública (salud colectiva). Rev. Nac Fac salud pública, v. 31, n. 1, p.13–27, 2013.

CAIUBY NOVAES, Sylvia. Imagem, tempo e memória: entre a exuberância, o vazio e os segredos do conhecimento tradicional. In: PEIXOTO, Clarice; COPQUE, Barbara (Org.). Etnografias Visuais: análises contemporâneas. Rio de Janeiro: Editora Garamound, 2015. p. 15–28.

CARDOSO, Luis Fernando Cardoso e. "The sweat that marks the land": Work, Quilombola Rights and Territory in the Island of Marajó - Pará. Ambient. Soc., v. 18, n. 2, p. 75–92, 2015.

CONAQ. Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas. O que é Quilombo? [Internet]. 2022. Disponível em: http://conaq.org.br/coletivo/terra-e-territorio/. Acesso em: 22 jan. 2022.

CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira. Cultura e diversidade. Curitiba: Editora IBPEX, 2008.

MALINOWSKI, Bronislaw. Argonauts of the Western Pacific: an account of native enterprise and adventure in the Archipelagoes of Melanesian New Guinea (Robert Mond Expedition to New Guinea, 1914–1918). New York: E.P. Dutton & Co., 1961.

SAMAIN, Etienne. “Ver” e “Dizer” na tradição etnográfica: Bronislaw Malinowkki e a fotografia. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. 23–60, 1995.

SILVA, Maria; OLIVEIRA, Rodrigo; OLIVEIRA, Thaissa; FREITAS, Luana. Comunidades quilombolas na Amazônia: resistência e reafirmação de territórios ancestrais para a reprodução da existência. Rev. de Políticas Públicas, v. 25, n. 2, p. 565–584, 2021.

SILVA, Alcione. Concentração fundiária, quilombos e quilombolas: faces de uma abolição inacabada. Revista Katálysis, v. 24, n. 3, p. 554–563, 2021.

SIMONIAN, Ligia Terezinha Lopes. Uma relação que se amplia: fotografia e ciência sobre e na Amazônia. Papers do NAEA, v. 15, n. 1, p. 1–38, 2006.

Downloads

Publicado

06-06-2023

Como Citar

SOUZA, I. T. V. de .; CASTRO, N. J. C. de. Modo de vida de uma comunidade Quilombola Amazônica. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, [S. l.], v. 10, n. 18, p. 1–15, 2023. DOI: 10.21680/2446-5674.2023v10n18ID30380. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/30380. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios Visuais