Margaret Mead e Ken Heyman

colaboração entre uma antropóloga e um fotógrafo na segunda metade do século XX

Autores

  • João Martinho Braga de Mendonça Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-5674.2023v10n19ID31170

Palavras-chave:

Fotografia, Antropologia visual fotográfica, História da antropologia, Margaret Mead, Ken Heyman

Resumo

Este artigo procura pensar o uso da fotografia no campo da antropologia com base nos trabalhos desenvolvidos por Margaret Mead em parceria com o fotógrafo Ken Heyman. Uma antropologia visual fotográfica se faz presente historicamente na medida em que, desde o século XIX, a disciplina antropológica experimentou o uso da imagem fotográfica nos mais diversos projetos. Margaret Mead teve um papel importante no século XX, especialmente por seu trabalho em parceria com Gregory Bateson em Bali (1936 - 1942), tanto quanto por seu curto artigo publicado na abertura de uma coletânea dedicada a pensar os princípios da antropologia visual (1975). Entretanto, como dimensionar as contribuições de Mead para além das posições expressas nas obras suprareferidas? Nesse sentido, um exame da colaboração de Mead com Ken Heyman poderá lançar luz nas concepções de antropologia visual que podem ser evocadas quando se considera a relação e o trabalho colaborativo entre fotógrafas e antropólogas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Martinho Braga de Mendonça, Universidade Federal da Paraíba

Possui Bacharelado em Ciências Sociais/Antropologia pela Universidade Estadual de Campinas (1995), Mestrado (2000) e Doutorado (2005) em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade da California, Berkeley (2019-20), como pesquisador visitante no Center for Latin American Studies (CLAS/UCB). Líder do grupo de pesquisa Avaedoc (Antropologia Visual, Artes, Etnografias e Documentários), desenvolve pesquisas com acervos de imagens e memória oral/visual.

Referências

ATHIAS, Renato. Curt Nimuendajú and the Photographs of the Rio Negro Indians. Tipití: Journal of the Society for the Anthropology of Lowland South America, v. 12, n. 2, p. 139-150, 2014. Disponível em: http://digitalcommons.trinity.edu/tipiti/vol12/iss2/10. Acesso em: 22 jan. 2021.

BANKS, Marcus; RUBY, Jay. Made to be seen: perspectives on the history of visual anthropology. Chicago: University of Chicago Press, 2011.

CHIOZZI, Paolo (Ed.). Yearbook of Visual Anthropology. 1942-1992 Fifty years after “Balinese Character”. Firenze: Angelo Pontecorboli, 1993.

CLIFFORD, James; MARCUS, George. Writing Culture: the Poetics and Politics of Ethnography. Berkeley: University of California Press, 1986.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem: questão colocada aos fins de uma história da arte. São Paulo: Editora 34, 2013.

DUBOIS, Philippe. O Ato Fotográfico. Campinas: Papirus, 1994.

FABIAN, Johannes. O tempo e o outro: como a antropologia estabelece seu objeto. Petrópolis: Ed. Vozes, 2013.

FERRAZ, Ana Lúcia Camargo; MENDONÇA, João Martinho Braga de (Orgs.). Antropologia visual: perspectivas de ensino e pesquisa. Brasília: e-books ABA, 2014.

FLUSSER, Vilém. A filosofia da caixa-preta: Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Hucitec, 1985.

FRANCE, Claudine de (Org.). Do filme etnográfico à antropologia fílmica. Campinas: Ed. Unicamp, 2000.

HOWARD, Jane. Margaret Mead: a life. New York: Fawcett Columbine, 1984.

JACKNIS, Ira. Franz Boas and photography. Studies in Anthropology of Visual Communication, v. 10, n. 1, p. 2-60, 1984.

JACKNIS, Ira. Margaret Mead and Gregory Bateson in Bali: their use of photography and film. Cultural Anthropology, v. 3, n. 4, p. 160-177, 1988.

JACKNIS, Ira. Alfred Kroeber and the photographic representation of California indians. American Indian Culture and Research Journal, v. 20, n. 3, p. 15-32, 1996.

JACKNIS, Ira. Margaret Mead, Gregory Bateson, and Visual Anthropology. Oxford bibliographies, 2020. Disponível em: https://www.oxfordbibliographies.com/display/document/obo-9780199766567/obo-9780199766567-0250.xml. Acesso em: 30 jan 2023.

JOHNSON, Lyndon Baines. This America: a portrait of a nation photographed by Ken Heyman. New York: Random House, 1966.

MARCUS, George; FISHER, Michael. Anthropology as Cultural Critique: an experimental moment in the human sciences. Chicago: University of Chicago Press, 1986.

MEAD, Margaret. New lives for old. Cultural Transformation – Manus – 1928-1953. New York: William Morrow, 1956.

MEAD, Margaret. People and places. New York: World Publishing, 1959.

MEAD, Margaret. Anthropology and the camera. In: MORGAN, Willard D. (Ed.) The Encyclopedia of Photography vol. 1. New York: Greystone, 1963. p. 166-184.

MEAD, Margaret. Continuities in Cultural Evolution. New Haven: Yale University Press, 1964.

MEAD, Margaret. Blackberry winter: my earlier years. New York: William Morrow, 1972.

MEAD, Margaret. Visual Anthropology in a discipline of words. In: HOCKINGS, Paul (Ed.). Principes of visual anthropology. The Hague: Mouton Publishers, 1975. p. 3 -10.

MEAD, Margaret. Letters from the field: 1925-1975. New York: Harper & Row, 1977.

MEAD, Margaret; BATESON, Gregory. Balinese Character. A Photographic Analysis. New York: Special Publications of New York Academy of Sciences, v. 2, 1942.

MEAD, Margaret; BATESON, Gregory. ‘For God’s sake, Margaret’, conversation with Gregory Bateson and Margaret Mead (by Stewart Brand). The CoEvolution Quarterly, California, University of Pensylvania, junho, n° 10 (published by the Whole Earth Catalog), p. 32-44, 1976.

MEAD, Margaret; McGREGOR, Frances. Growth and Culture. A Photographic Study of Balinese Childhood. New York: Putnam, 1951.

MEAD, Margaret; HEYMAN, Ken. Family. New York: The Macmillan Company, 1965.

MEAD, Margaret; HEYMAN, Ken. World Enough. Rethinking the Future. Boston: Little, Brown & Cia., 1975.

MEAD, Margaret; GORDON, Joan (Ed.). Margaret Mead: The Complete Bibliography, 1925-1975. Paris: Mouton, 1976.

MENDONÇA, João Martinho Braga de. O uso da câmera nas pesquisas de campo de Margaret Mead. Cadernos de Antropologia e Imagem, Rio de Janeiro, v. 1, n. 22, p. 57-73, 2006.

MENDONÇA, João Martinho Braga de. Pensando a visualidade no campo da antropologia: reflexões e usos da imagem na obra de Margaret Mead. Tese de doutoramento. Campinas-SP: IA/PPGMM/Unicamp, 2005.

MENDONÇA, João Martinho Braga de. Margaret Mead, Bali e o Atlas do comportamento infantil: apontamentos sobre um estudo fotográfico. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 16, n. 34, p. 315348, 2010.

MENDONÇA, João Martinho Braga de. Visual Anthropology in post-colonial worlds: “what has gone wrong?”. Virtual Braz. Anthr., v. 9, n. 2, p. 213-252, 2012.https://doi.org/10.1590/S1809-43412012000200008

MENDONÇA, João Martinho Braga de. Margaret Mead (1901-1978). In: ROCHA, Everardo; FRID, Marina (Orgs). Os antropólogos de Edward Tylor a Pierre Clastres. Petrópolis: Ed. Vozes, 2015. p. 133-153.

MENDONÇA, João Martinho Braga de. Povos nativos da Califórnia no Museu Antropológico Phoebe Hearst: apontamentos sobre imagens, arquivos e práticas museais. Revista Mundaú, v. 2, n. 12,p. 19-48, 2022. https://doi.org/10.28998/rm.2022.n.12.13333

MORTON, Christopher. The anthropologist as photographer: reading the monograph and reading the archive. Visual anthropology, n. 18, p. 389-405, 2005.

RUBY, Jay. Franz Boas and Early Camera Study of Behavior. Kinesics Report, v. 3, n. 1, p. 6-16, 1980.

RUBY, Jay. The profissionalization of visual anthropology in the U.S.: the 1960s and 1970s. Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, v. 3, n. 9, p. 356-70, 2004.

SAMAIN, Etienne. ‘Ver’ e ‘dizer’ na tradição etnográfica: Bronislaw Malinowski e a fotografia. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, n. 2, p. 19-48, l995.

SAMAIN, Etienne. No fundo dos olhos: os futuros visuais da antropologia. In: PEIXOTO, Clarice; MONTE-MÓR, Patrícia. (Eds.) Cadernos de Antropologia e Imagem 6. Imagens diversas, Rio de Janeiro, n. 6, p. 141-158, 1998. Disponível em: https://www.cchla.ufpb.br/etienne_samain_unicamp/artigos/. Acesso em: 30 jan. 2023.

SAMAIN, Etienne. Balinese Character (re)visitado. Uma introdução à obra visual de Gregory Bateson e Margaret Mead. In: ALVES, André. Os Argonautas do Mangue. Campinas: Editora Unicamp/Imprensa Oficial. p. 15-72.

WOLBERT, Barbara. The anthropologist as photographer: the visual construction of visual authority. Visual anthropology, n. 13, p. 321-343, 2000.

Downloads

Publicado

06-11-2023

Como Citar

MENDONÇA, J. M. B. de. Margaret Mead e Ken Heyman: colaboração entre uma antropóloga e um fotógrafo na segunda metade do século XX. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 1–26, 2023. DOI: 10.21680/2446-5674.2023v10n19ID31170. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/31170. Acesso em: 15 jul. 2024.