Sobre os laços de família na transição de gênero
DOI:
https://doi.org/10.21680/2446-5674.2023v10n19ID32107Palavras-chave:
Gênero, Etnografia, AntropologiaResumo
Essa resenha visa apresentar aos leitores a obra etnográfica de Arthur Leonardo da Costa Novo, jovem doutor em Antropologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Sua tese versa sobre as relações intrafamiliares, as formas de parentesco e os processos de transição de gênero que atravessam e recompõem lógicas morais e de afeto de famílias de jovens trans. Nesse aspecto, a obra se debruça por uma etnografia consolidada que mescla análise social e subjetiva do tema da transgeneridade e costura um argumento particular da reconstituição das dádivas, laços e transformações das relações de familiaridade. Para o autor, a transição realinha-se como categoria êmica, transpassando, passados compartilhados, novos arranjos de interação e politizando afetos.
Downloads
Referências
RUBIN, Gayle. The Traffic in Women: Notes on the “Political Economy” of Sex. In: RUBIN, Gayle. Deviations. A Gayle Rubin Reader. Durham: Duke University Press, 2011. p. 33–65.
BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2004.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
CARSTEN, Janet. A matéria do parentesco. Revista de Antropologia da UFSCar, v. 6, n. 2, p. 103–118, 2014.
DEMIER, Felipe; HOEVELER, Rejane. A onda conservadora: ensaio sobre os atuais tempos sombrios no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2001.
NASCIMENTO, Letícia. Transfeminismo. São Paulo: Jandaíra, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alef de Oliveira Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.