Presentación

Autores/as

  • Gabriela Lucena de Oliveira Coutinho Universidade Federal da Paraíba
  • Pablo B. Pinheiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Vicente de Paulo Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-5674.2023v10n19ID33472

Palabras clave:

Antropología Visual, Experimentos, Etnografía, Fotografía

Resumen

Partimos de un punto común para trazar una línea que pudiera aportar ejemplos visuales y reflexiones sobre el uso de la fotografía en la Antropología y sus formas de experimentación en las etnografías. Este dossier pretende aumentar los aportes para que podamos entender estas formas de percibir las imágenes como algo vivo y poderoso (SAMAIN, 2018), que pueden servir como importantes construcciones de conocimiento en torno a nuestro campo, la Antropología.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriela Lucena de Oliveira Coutinho, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Ciências Sociais com ênfase em sociologia da arte (2018), e mestre em antropologia visual pela UFPB (2023), com um estudo sobre o impacto do Filme Bacurau na comunidade de Parelhas no Rio Grande do Norte onde foi filmado o longa. Fez produção de set no documentário “Insólita” (2021) e na ficção “A Escrita Do Deus” (2022) e direção do documentário “Aquela Criatura Tão” em 2023. Pesquisadora no grupo de pesquisa cadastrado no CNPq – Antropologia Visual, Artes, Etnografia e Documentário (Avaedoc).

Pablo B. Pinheiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Nasceu em Sampa, mora em Parnamirim com título de cidadão Acariense (RN). É mestre em Antropologia Social na UFRN, participa do NAVIS/UFRN. É formado em Comunicação Social, onde coordenou o curso superior de Comunicação Digital/Fotografia Digital (UNIP/SP). Lecionou na UnP e Fanec (RN) até 2008. Premiações recentes: Prêmio Rodrigo Melo do IPHAN (2020), o Prêmio Ana Galano - ANPOCS (2021), o Prêmio Pierre Verger - Ensaio Fotográfico da 33ª RBA (2022) e Menção Honrosa no Prêmio Ana Galano - ANPOCS (2023).

Vicente de Paulo Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Mestre em Geografia Cultural, pelo Programa de Mestrado Acadêmico em Geografia-MAG, da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Especialista em Gestão de Organizações Sociais pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Graduação licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Sociólogo/Registro: 0000397/CE. Pesquisador membro do Núcleo de Antropologia Visual/NAVIS, do Departamento de Antropologia/DAN da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

Citas

ATTANÉ, Anne; LANGEWIESCHE, Katrin. Reflexões metodológicas sobre os usos da fotografia na Antropologia. Cadernos de Antropologia e Imagem, Rio de Janeiro, v. 21, n. 2, p. 133–151, 2005. Disponível em: http://ppcis.com.br/wp-content/uploads/2018/09/Cadernos-de-Antropologia-e-Imagem-21.-10-Anos-1995-2005.pdf. Acesso em: 29 mai. 2023.

BARBOSA, Andrea; CUNHA, Edgar T. da; HIKIJI, Rose Satiko G.; NOVAES, Sylvia C. (Orgs.). A experiência da imagem na etnografia. São Paulo: Terceiro Nome, 2016.

BARBOSA, Andrea; CUNHA, Edgar Teodoro da. Antropologia e Imagem. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda, 2006.

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

BRUNO, Fabiana. Potencialidades da experimentação com as grafias no fazer antropológico: imagens, palavras e montagens. Tessituras - Revista de Antropologia e Arqueologia, Pelotas/RS, v. 7, n. 2, p. 198–212, 2019. Disponível em: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/tessituras/article/view/1024/822. Acesso em: 20 mai. 2023.

CORADINI, Lisabete. A arte da escuta. Vivência: Revista de Antropologia, Natal, v. 1, n. 53, p. 262–292, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/20980/12784. Acesso em: 12 mai. 2023.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 206–219, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15454/12311. Acesso em: 26 jul. 2022.

GAMA, Fabiene. Sobre emoções, imagens e os sentidos: estratégias para experimentar, documentar e expressar dados etnográficos. RBSE Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, João Pessoa, v. 15, n. 45, p. 116–130, 2016. Disponível em: http://www.cchla.ufpb.br/rbse/GamaArt.pdf. Acesso em: 31 mai. 2023.

GAMA, Fabiene. A autoetnografia como método criativo: experimentações com a esclerose múltipla. Anuário Antropológico, Brasília, v. 45, n. 2, p. 188–208, 2020a. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/33792/27363. Acesso em: 10 mai. 2023.

GAMA, Fabiene. Antropologia e Fotografia no Brasil: o início de uma história (1840–1970). GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia, São Paulo, v. 5, n. 1, 2020b. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/163363/162875. Acesso em: 02 jun. 2023.

GURAN, Milton. Fotografar para descobrir, fotografar para contar. Cadernos de Antropologia e Imagem, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 155–165, 2000. Disponível em: http://ppcis.com.br/wp-content/uploads/2018/09/Cadernos-de-Antropologia-e-Imagem-10.-Campo-da-imagem.pdf. Acesso em: 02 jun. 2023.

MEIRINHO, Daniel. A fotografia como suporte para o envolvimento nas pesquisas sociais. Vivência: Revista de Antropologia, v. 1, n. 50, p. 11–23, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/13361/9059. Acesso em: 05 jun. 2023.

NOVAES, Sylvia Caiuby. Lévy-Strauss volta à França. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 12, n. 35, 1997. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/pQMwYfDypgmdJ4WsVdsJ4gj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 16 mai. 2023.

NOVAES, Sylvia Caiuby. Imagem magia e imaginação: desafios ao texto antropológico. Mana, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 455–475, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mana/a/jGbgpVMwvRTfyvVSXV4Vqmt/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 01 jun. 2023.

NOVAES, Sylvia Caiuby. O silêncio eloquente das imagens fotográficas e sua importância na etnografia. Cadernos de Arte e Antropologia, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 57–67, 2014. Disponível em: https://journals.openedition.org/cadernosaa/245. Acesso em: 02 jun. 2023.

NOVAES, Sylvia Caiuby. Por uma sensibilização do olhar – sobre a importância da fotografia na formação do antropólogo. GIS- Gesto, Imagem e Som, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/179923/167868. Acesso em: 18 jun. 2023.

SAMAIN, Etiene. Antropologia visual e fotografia no Brasil: vinte anos e muito mais. Cadernos de Antropologia e Imagem, Rio de Janeiro, n. 21, p. 115–132, 2005. Disponível em: https://www.cchla.ufpb.br/etienne_samain_unicamp/wp-content/uploads/2020/02/2006_Antropologia_visual_e_fotografia_no_brasil_Etienne_Samain.pdf. Acesso em: 08 jun. 2023.

SAMAIN, Etiene. As peles da fotografia: fenômeno/ memória/arquivo, desejo. Visualidades, Goiânia, v. 10. n. 1, p. 151–164, 2012. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1202864. Acesso em: 10 jun. 2023.

SAMAIN, Etiene. Como pensam as imagens. 2. ed. Campinas: Editora Unicamp, 2018.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Lendo e agenciando imagens: o rei, a natureza e seus belos naturais. Sociologia & Antropologia, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 391–431, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sant/a/XSKfP5J5QypfvMqdfssR6Jg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 11 jun. 2023.

SONTAG, Susan. Sobre fotografía. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Publicado

10-11-2023

Cómo citar

COUTINHO, G. L. de O.; PINHEIRO, P. B.; SOUSA, V. de P. Presentación. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 1–14, 2023. DOI: 10.21680/2446-5674.2023v10n19ID33472. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/33472. Acesso em: 22 dic. 2024.