Presentation

Authors

  • Gabriela Lucena de Oliveira Coutinho Universidade Federal da Paraíba
  • Pablo B. Pinheiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Vicente de Paulo Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-5674.2023v10n19ID33472

Keywords:

Visual Anthropology, Experiments, Ethnography, Photography

Abstract

We started from a common point to draw a line that could contribute with visual examples and reflections on the use of photography in Anthropology and its forms of experimentation in ethnographies. This dossier aims to increase contributions so that we can understand these ways of perceiving images as something alive and powerful (SAMAIN, 2018), which can serve as important constructions of knowledge around our field, Anthropology.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gabriela Lucena de Oliveira Coutinho, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Ciências Sociais com ênfase em sociologia da arte (2018), e mestre em antropologia visual pela UFPB (2023), com um estudo sobre o impacto do Filme Bacurau na comunidade de Parelhas no Rio Grande do Norte onde foi filmado o longa. Fez produção de set no documentário “Insólita” (2021) e na ficção “A Escrita Do Deus” (2022) e direção do documentário “Aquela Criatura Tão” em 2023. Pesquisadora no grupo de pesquisa cadastrado no CNPq – Antropologia Visual, Artes, Etnografia e Documentário (Avaedoc).

Pablo B. Pinheiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Nasceu em Sampa, mora em Parnamirim com título de cidadão Acariense (RN). É mestre em Antropologia Social na UFRN, participa do NAVIS/UFRN. É formado em Comunicação Social, onde coordenou o curso superior de Comunicação Digital/Fotografia Digital (UNIP/SP). Lecionou na UnP e Fanec (RN) até 2008. Premiações recentes: Prêmio Rodrigo Melo do IPHAN (2020), o Prêmio Ana Galano - ANPOCS (2021), o Prêmio Pierre Verger - Ensaio Fotográfico da 33ª RBA (2022) e Menção Honrosa no Prêmio Ana Galano - ANPOCS (2023).

Vicente de Paulo Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Mestre em Geografia Cultural, pelo Programa de Mestrado Acadêmico em Geografia-MAG, da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Especialista em Gestão de Organizações Sociais pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Graduação licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Sociólogo/Registro: 0000397/CE. Pesquisador membro do Núcleo de Antropologia Visual/NAVIS, do Departamento de Antropologia/DAN da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

References

ATTANÉ, Anne; LANGEWIESCHE, Katrin. Reflexões metodológicas sobre os usos da fotografia na Antropologia. Cadernos de Antropologia e Imagem, Rio de Janeiro, v. 21, n. 2, p. 133–151, 2005. Disponível em: http://ppcis.com.br/wp-content/uploads/2018/09/Cadernos-de-Antropologia-e-Imagem-21.-10-Anos-1995-2005.pdf. Acesso em: 29 mai. 2023.

BARBOSA, Andrea; CUNHA, Edgar T. da; HIKIJI, Rose Satiko G.; NOVAES, Sylvia C. (Orgs.). A experiência da imagem na etnografia. São Paulo: Terceiro Nome, 2016.

BARBOSA, Andrea; CUNHA, Edgar Teodoro da. Antropologia e Imagem. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda, 2006.

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

BRUNO, Fabiana. Potencialidades da experimentação com as grafias no fazer antropológico: imagens, palavras e montagens. Tessituras - Revista de Antropologia e Arqueologia, Pelotas/RS, v. 7, n. 2, p. 198–212, 2019. Disponível em: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/tessituras/article/view/1024/822. Acesso em: 20 mai. 2023.

CORADINI, Lisabete. A arte da escuta. Vivência: Revista de Antropologia, Natal, v. 1, n. 53, p. 262–292, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/20980/12784. Acesso em: 12 mai. 2023.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 206–219, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15454/12311. Acesso em: 26 jul. 2022.

GAMA, Fabiene. Sobre emoções, imagens e os sentidos: estratégias para experimentar, documentar e expressar dados etnográficos. RBSE Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, João Pessoa, v. 15, n. 45, p. 116–130, 2016. Disponível em: http://www.cchla.ufpb.br/rbse/GamaArt.pdf. Acesso em: 31 mai. 2023.

GAMA, Fabiene. A autoetnografia como método criativo: experimentações com a esclerose múltipla. Anuário Antropológico, Brasília, v. 45, n. 2, p. 188–208, 2020a. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/33792/27363. Acesso em: 10 mai. 2023.

GAMA, Fabiene. Antropologia e Fotografia no Brasil: o início de uma história (1840–1970). GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia, São Paulo, v. 5, n. 1, 2020b. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/163363/162875. Acesso em: 02 jun. 2023.

GURAN, Milton. Fotografar para descobrir, fotografar para contar. Cadernos de Antropologia e Imagem, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 155–165, 2000. Disponível em: http://ppcis.com.br/wp-content/uploads/2018/09/Cadernos-de-Antropologia-e-Imagem-10.-Campo-da-imagem.pdf. Acesso em: 02 jun. 2023.

MEIRINHO, Daniel. A fotografia como suporte para o envolvimento nas pesquisas sociais. Vivência: Revista de Antropologia, v. 1, n. 50, p. 11–23, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/13361/9059. Acesso em: 05 jun. 2023.

NOVAES, Sylvia Caiuby. Lévy-Strauss volta à França. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 12, n. 35, 1997. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/pQMwYfDypgmdJ4WsVdsJ4gj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 16 mai. 2023.

NOVAES, Sylvia Caiuby. Imagem magia e imaginação: desafios ao texto antropológico. Mana, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 455–475, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mana/a/jGbgpVMwvRTfyvVSXV4Vqmt/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 01 jun. 2023.

NOVAES, Sylvia Caiuby. O silêncio eloquente das imagens fotográficas e sua importância na etnografia. Cadernos de Arte e Antropologia, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 57–67, 2014. Disponível em: https://journals.openedition.org/cadernosaa/245. Acesso em: 02 jun. 2023.

NOVAES, Sylvia Caiuby. Por uma sensibilização do olhar – sobre a importância da fotografia na formação do antropólogo. GIS- Gesto, Imagem e Som, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/179923/167868. Acesso em: 18 jun. 2023.

SAMAIN, Etiene. Antropologia visual e fotografia no Brasil: vinte anos e muito mais. Cadernos de Antropologia e Imagem, Rio de Janeiro, n. 21, p. 115–132, 2005. Disponível em: https://www.cchla.ufpb.br/etienne_samain_unicamp/wp-content/uploads/2020/02/2006_Antropologia_visual_e_fotografia_no_brasil_Etienne_Samain.pdf. Acesso em: 08 jun. 2023.

SAMAIN, Etiene. As peles da fotografia: fenômeno/ memória/arquivo, desejo. Visualidades, Goiânia, v. 10. n. 1, p. 151–164, 2012. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1202864. Acesso em: 10 jun. 2023.

SAMAIN, Etiene. Como pensam as imagens. 2. ed. Campinas: Editora Unicamp, 2018.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Lendo e agenciando imagens: o rei, a natureza e seus belos naturais. Sociologia & Antropologia, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 391–431, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sant/a/XSKfP5J5QypfvMqdfssR6Jg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 11 jun. 2023.

SONTAG, Susan. Sobre fotografía. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Published

10-11-2023

How to Cite

COUTINHO, G. L. de O.; PINHEIRO, P. B.; SOUSA, V. de P. Presentation. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 1–14, 2023. DOI: 10.21680/2446-5674.2023v10n19ID33472. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/33472. Acesso em: 22 dec. 2024.