Capoeira Angola entre a tradição e os desafios da circulação global

língua, identidade afro-brasileira e patrimônio cultural em contextos transnacionais

Autores/as

  • Maria Teresa Rabelo Rafael Universidade Federal do Maranhão
  • Raquel Gonçalves Dantas Universidade Federal do Maranhão

Palabras clave:

cultura afro-brasileira, Patrimônio Cultural Imaterial, Identidade e Ancestralidade, Gênero e Relações étnico-raciais

Resumen

Este artigo apresenta uma entrevista cujo formato foi previamente estruturado e desenvolvido de maneira dialógica entre Mestra Janja e Mestre Nelsinho, Mestres de Capoeira Angola. O texto reúne reflexões acerca do papel da capoeira na difusão da língua portuguesa em contextos internacionais e na afirmação da identidade afro-brasileira. Também discute desafios contemporâneos enfrentados pela capoeira angola diante de suas múltiplas interpretações culturais, filosóficas e educativas, abordando os impactos do reconhecimento patrimonial, as inter relações entre gênero e economia e a centralidade da ancestralidade africana para a compreensão dessa prática. A entrevista contribui para o debate acadêmico ao evidenciar a capoeira como prática cultural que articula dimensões linguísticas, identitárias e políticas em contextos transnacionais. Ademais, destaca os efeitos das políticas públicas voltadas à capoeira, problematiza desigualdades de gênero presentes em sua dinâmica econômica e reafirma a importância da preservação de suas matrizes históricas e afro-diaspóricas. Mestra Janja, professora doutora da Universidade Federal da Bahia e coordenadora do Instituto Nzinga, desenvolve pesquisas no campo da cultura afro-brasileira, com ênfase em debates sobre gênero, raça e educação. Mestre Nelsinho, coordenador da Escola de Capoeira Angola Laborarte e professor de Educação Física na rede pública de São Luís, atua no desenvolvimento de projetos voltados tanto à valorização da capoeira quanto das manifestações culturais maranhenses.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raquel Gonçalves Dantas, Universidade Federal do Maranhão

Produtora Cultural da Universidade Federal do Maranhão, lotada na Diretoria de Comunicação, como Coordenadora de Relações Públicas e Cerimonial. Atualmente, coordena o Projeto de Extensão "Educação para a diversidade: a capoeira como instrumento de luta contra o racismo e o sexismo", vinculado ao Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas e Diversidade (NEABID), no COLUN/UFMA. É Doutora em Comunicação pela UERJ e Mestra em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Desde 2010, integra o Instituto Nzinga de Estudos da Capoeira Angola e Tradições Educativas banto no Brasil.

Citas

ARAÚJO, Rosângela Janja Costa. Iê, Viva meu Mestre: a Capoeira Angola da ́escola pastiniana ́ como práxis educativa. 2004. 271 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

ARAÚJO, Rosângela Janja Costa. É preta, Kalunga – A capoeira como prática política entre os angoleiros baianos (anos 80 - 90). Salvador: FGM, 2015. (Coleção Capoeira Viva).

ARAÚJO, Rosângela Janja Costa. Ginga: uma epistemologia feminista. In: MUNDO DE MULHERES, 13.; FAZENDO GÊNERO, 11., 2017, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2017. ISSN 2179-510X.

BARBOSA, Marialva. Escravos e o Mundo da Comunicacao - Oralidade, leitura e escrita no seculo XIX. Rio de Janeiro, RJ: Editora Mauad X, 2016.

BARRETO, Paula Cristina da Silva. Tensões em torno da definição da capoeira como expressão Cultural negra: reconstruindo as pontes entre o Brasil e a África. Discussion Paper, Kyoto, Japão, n. 64, p. 64 -75, 2016.

FRIGERIO, Alejandro. Capoeira: de arte negra a esporte branco. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 4, n. 10, 1989.

OLIVEIRA, Josivaldo P. de; LEAL, Luiz Augusto P. Capoeira. Identidade e gênero: Ensaios sobre a história social da Capoeira no Brasil. Salvador, BA: EDUFBA, 2009.

PIRES, Antônio Liberac Cardoso Simões. Culturas Circulares - A formação histórica da capoeira contemporânea no Rio de Janeiro. Curitiba, PR: Editora Progressiva, 2010.

OLIVEIRA, Josivaldo P. Uma “volta ao mundo” com as mulheres capoeira: gênero e cultura negra no Brasil (1850 – 1920). In: XAVIER, Giovana; FARIAS, Juliana Barreto; GOMES, Flávio (Orgs.). Mulheres negras no Brasil escravista e do pós-emancipação. São Paulo: Selo Negro Edições, 2012.

KARASCH, Mary C. A vida dos escravos no Rio de Janeiro (1808 – 1850). São Paulo: Cia das Letras, 2000.

SOARES, Carlos Eugenio Libano. A capoeira escrava e outras tradições rebeldes no Rio de Janeiro (1808-1850). Campinas: Editora Unicamp, 2001.

Publicado

11-08-2026

Cómo citar

RAFAEL, Maria Teresa Rabelo; DANTAS, Raquel Gonçalves. Capoeira Angola entre a tradição e os desafios da circulação global: língua, identidade afro-brasileira e patrimônio cultural em contextos transnacionais. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, [S. l.], v. 13, n. 25, 2026. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/42250. Acesso em: 15 ago. 2026.