Topos & Tropos: as construções dos espaços nas narrativas literárias

22-02-2020

As relações da Literatura com a História reservam um debate profícuo e caloroso, sendo provocativas para refletir a dimensão crítica desta no tempo e no espaço, assim como o lugar do historiador frente aos novos desafios epistemológicos postos à disciplina histórica. O dossiê “Topos & Tropos: as construções dos espaços nas narrativas literárias” visa balizar o encontro entre essas duas áreas do conhecimento em torno das narrativas e suas diferentes possibilidades de análise, no que se trata da busca pelos liames críticos nos relatos ficcionais.

Através das narrativas literárias podem ser evidenciadas as experiências de homens e mulheres, as sensibilidades de uma época, e o que poderia escapar de mais íntimo de seu criador - como as suas vivências pessoais e coletivas, e notas que revelam e vão de encontro aos universos de si. Desse modo, torna-se possível a discussão das relações entre os homens e os espaços que ocupam, e ir além do que há de verossímil em um relato que se expressa através da arte e estética literária.

Nesse sentido, o presente dossiê receberá artigos que contemplem as diferentes espacialidades nas quais as produções de caráter ficcional e não-ficcional (artigo, crônica, correspondências e diário íntimo) são inseridas no debate histórico. O primeiro volume de 2020 da Revista Espacialidades pretende divulgar artigos que versem sobre as múltiplas relações da História com a Literatura, ligadas pelo escopo da revista, qual seja, a discussão dos mais diversos conteúdos e métodos que perpassem as espacialidades, envolvendo questões ligadas à narrativa, linguagem, intelectualidade, biografia e arte.

Também serão aceitos artigos de temática livre que atendam ao escopo da Revista, concernentes aos conceitos espaciais (território, espaço, lugar, paisagem, deslocamento, domínio, fronteira, horizonte, etc) e suas múltiplas relações com o tempo e com os agentes humanos. Além disso, serão aceitas resenhas, entrevistas, traduções e transcrições de fontes que contemplem as categorias espaciais.

Prazo final para propostas: 23 de março de 2020.

Para maiores informações acesse periodicos.ufrn.br/espacialidades ou mande e-mail para espacialidades@gmail.com