Novos volumes da Revista Espacialidades no ar! 15, nº 2: Índios e Espaços e 16, nº 1: Protagonismos Indígenas no Espaço Escolar

19-04-2020

É com enorme satisfação que a Equipe Editorial da Revista Espacialidades comunica o lançamento de dois volumes simultâneos.

Abril é, historicamente, um mês marcado por mobilizações dos povos indígenas brasileiros que, há décadas, se articulam em prol da luta pelos seus direitos. No ano de 2020, devido a pandemia mundial do COVID-19, esta articulação teve que ocorrer de forma adaptada. Desta maneira, com o adiamento do 16º Acampamento Terra Livre, evento que reúne representantes de diversos povos em Brasília, foi lançado o Abril Vermelho, campanha virtual de articulação dos povos indígenas, bem como a hashtag fica na aldeia (#FicaNaAldeia) que alerta aos riscos da pandemia.

Com o intuito de contribuir com a articulação e o debate virtual, a Revista Espacialidades lança hoje, 19 de abril de 2020, ressignificado como dia de luta e resistência dos povos indígenas, dois volumes que trazem à tona os debates sobre estas populações.

 

Desta forma, o Volume 15.2 abriga o Dossiê Índios e Espaços: visibilidade e protagonismo indígenas, com 11 artigos sobre os povos indígenas da América e suas articulações e lutas, além de entrevista com a Professora Patrícia Sampaio - UFAM, e a sessão "Corpo documental" com análise e possibilidade de trabalho com fontes advindas das antigas Vilas de Índios realizada pelo Prof. Francisco Cancela - UNEB. 

Acesso em https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/issue/view/986.

Já o Volume 16.1, conta com o Dossiê Protagonismos Indígenas no Espaço escolar, com 5 artigos que versam sobre os povos indígenas em seus espaços de aprendizado escolar, 4 artigos na "sessão livre", bem como entrevista com o cacique e educador Luiz Katu, liderança indígena do Rio Grande do Norte, cedida aos professores Tiago Santos (UFRN) e Lígio Maia (UFRN). Nesta edição ainda contamos com a colaboração de Denilson Baniwa, artista indígena que produziu a arte utilizada na capa.

Acesso em https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/issue/view/987

 

Pedimos que, por gentileza, compartilhem a publicação e desejamos uma excelente leitura.

Equipe Editorial da Revista Espacialidades