Chamada para publicação - Vol. 19, n° 2

06-02-2023

Os produtos audiovisuais são objetos fundamentais para a compreensão da história. A revolução das mídias digitais transformou para sempre a rotina do cidadão comum, pois os objetos que são resultado da união entre o visual e o auditivo, agora lotam a memória dos aparelhos eletrônicos, constantemente lotados com a excessiva produção de memes, gifs, vídeos, etc. Portanto, nota-se que essas ferramentas são capazes de criar um museu digital, da história do tempo presente que estão ao alcance das nossas mãos. As audiovisualidades são, assim, um novo desafio epistemológico para a função do historiador nos tempos atuais.

Através das mídias e das artes digitais, a humanidade mudou as suas experiências em perceber o entorno de sua realidade, aliás, há um constante refinamento das sensibilidades estéticas. Deste modo, é evidente que as produções audiovisuais causam efeito direto nas relações sociais pelas disputas de poder político ou no prestígio. Os agentes, públicos ou privados, executam projetos nos espaços dos meios de comunicação de massa, (cinema, rádio, televisão) e, mais atualmente pelos diversos canais digitais da internet, que são resultados de visões estéticas, políticas e historiográficas. Assim, o dossiê “Audiovisualidades: o Espaço e suas múltiplas mídias” visa apresentar resultados de pesquisas que utilizem artes audiovisuais, a sétima arte, como fonte de investigação histórica, por exemplo: canções, clipes musicais, trilhas sonoras, produções televisivas ou cinematográficas, imagens fotográficas com fins publicitários ou propagandísticos e artes gráficas computadorizadas em 2D e 3D, como histórias em quadrinhos digitais ou videogames.

De outro modo, o dossiê receberá artigos que contemplem as diferentes espacialidades nas quais as produções audiovisuais (filmes, séries televisivas, telenovelas, radionovela, ensaios fotográficos, cartazes publicitários ou propagandísticos, cartões-postais e jogos de videogame) são inseridas numa perspectiva historiográfica, avaliando tanto as influências socioculturais na mentalidade e nas ações das gerações, como também nas legislações das agências de fomento, como a Lei Nº8.313/91 de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), como também nas agências de regulamentação, ANCINE, na Lei 8.685/93 (Lei do Audiovisual).

No segundo volume de 2023, perpassando pelo escopo da Revista Espacialidades, pretende-se divulgar artigos que versem sobre a relação entre os múltiplos espaços das audiovisualidades com a História, sejam demonstrando: o alcance e os efeitos das produções audiovisuais na formação de mentalidades de gerações, o reconhecimento dos direitos autorais e as relações de trabalho como os instrumentos para a produção audiovisual em larga escala, e, por fim, as novas maneiras de conservação e preservação dos recursos audiovisuais, como os museus virtuais e armazenamentos em  arquivos digitais.

A Revista Espacialidades também aceita artigos de temática livre, em fluxo contínuo, que atendam ao seu escopo, concernentes aos conceitos espaciais (território, espaço, lugar, paisagem, deslocamento, domínio, fronteira, horizonte, etc.) e suas múltiplas relações com o tempo e com os agentes humanos. Além disso, serão aceitas resenhas, entrevistas, traduções e transcrições de fontes que contemplem as categorias espaciais.Chamada para publicação_ 19.2

Lançamento: 2023.2