Tentáculos do progresso na fronteira regional:

a produção do Piauí como espaço nordestino

Autores

  • Elson de Assis Rabelo Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor Substituto da Universidade Federal do Piauí.

Palavras-chave:

Piauí, Nordeste, Identidades Espaciais

Resumo

Este trabalho discute a produção do Piauí como espaço nordestino nos anos 1950 e 1960. Na busca por sair da crise da economia extrativa, o Piauí era inserido no Nordeste a partir de práticas e discursos de regionalização, empreendidos em meio às disputas que procuravam reordenar seu lugar frente ao Estado nacional desenvolvimentista e às instituições que eram criadas em nome do auxílio à Região. Ao analisar discursos elaborados nesse momento, encontramos uma regularidade de temas como os da seca, da pobreza e do subdesenvolvimento, por cuja recorrência o Piauí era integrado à identidade regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

30-11-2008

Como Citar

RABELO, E. de A. Tentáculos do progresso na fronteira regional:: a produção do Piauí como espaço nordestino. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 1, n. 00, p. 01–27, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/17585. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê