A Reinvenção do sertão do Ceará
por uma Fortaleza nova
Palavras-chave:
Sertão, espaço, discurso, sentidoResumo
Neste artigo, o leitor encontrará uma análise dos escritos de três autores que, no início do século XX, escreviam sobre três temas: o cangaço, a sedição de Juazeiro e o fenômeno religioso ocorrido neste mesmo povoado. Estes três escritores, Lourenço Filho, Gustavo Barroso e Rodolfo Teófilo, ao se dirigirem ao sertão cearense construíam, mediante às estratégias discursivas de uma elite política e intelectual, um espaço sertanejo que passava a representar o contraponto de uma Fortaleza cada vez mais moderna, dividindo o Ceará em dois campos opostos: o litoral e o sertão.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)