Ser(tão) Seridó em suas cartografias espaciais

Autores

  • Olívia Morais de Medeiros Neta Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, área de Concentração em História e Espaços, tendo defendido a dissertação Ser(Tão) Seridó em suas cartografias espaciais. Doutoranda em Educação pela UFRN.

Palavras-chave:

Seridó Potiguar, Espaço, Escrita da História

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar as configurações espaciais do Seridó potiguar situado na porção centro-meridional do Estado do Rio Grande do Norte — a partir das seguintes obras: Homens de Outrora (1941), de Manuel Dantas; Seridó (1954), de José Augusto Bezerra de Medeiros; Velhos Costumes do Meu Sertão (1965), de Juvenal Lamartine de Faria e Sertões do Seridó (1980), de Oswaldo Lamartine de Faria. Destacamos o espaço do eu (de)marcado pelas subjetividades e significações de cada autor, considerando a relação entre autor, escrita e corpo, seja o da historiografia ou dos sujeitos que dão forma ao Seridó em seus escritos. E os espaços do Sertão e de Luta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

30-11-2008

Como Citar

MEDEIROS NETA, O. M. de. Ser(tão) Seridó em suas cartografias espaciais. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 1, n. 00, p. 01–35, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/17591. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê