Cidades históricas da Chapada Diamantina

patrimônio baiano ou mineiro?

Autores

  • Carolino Marcelo de Sousa Brito

Palavras-chave:

patrimônio cultural, Chapada Diamantina, política baiana

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender como o patrimônio foi um importante vetor no processo de reconhecimento do passado minerador da Chapada Diamantina, Bahia, na década de 1970. A referida região, que estava em decadência social e econômica desde o declínio da atividade mineradora no final do século XIX, passa a ter dizibilidade e visibilidade por meio do patrimônio histórico quando teve seus sítios urbanos comparados aos consagrados sítios urbanos mineiros por estudos realizados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). Este processo levou ao tombamento dos primeiros sítios urbanos da região – datados dos ciclos do ouro e diamante – pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), entre 1973 e 1980.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolino Marcelo de Sousa Brito

Graduado em História (UNA), Mestre em História (UFRN) e Doutorando em Conservação e Restauro pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Bolsista FAPESB.

Arquivos adicionais

Publicado

23-12-2013

Como Citar

BRITO, C. M. de S. Cidades históricas da Chapada Diamantina: patrimônio baiano ou mineiro?. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 6, n. 05, p. 102–129, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/17601. Acesso em: 18 abr. 2024.