Assistência social ou controle sócio-espacial

uma análise das espacialidades políticas da Fundação Leão XII sobre as favelas cariocas (1947-1962)

Autores

  • Igor Martins Medeiros Robaina

Palavras-chave:

Favelas, Comunismo, Ativismo político, Políticas públicas, Espaço Urbano

Resumo

O presente trabalho busca compreender as causas para o surgimento da Fundação Leão XIII, criada no dia 22 de janeiro de 1947 e sendo efetivamente a primeira intervenção em políticas públicas direcionada para atuar no interior das favelas e sobre seus habitantes no Brasil. Contudo, os precedentes de sua formação materializam-se como um conjunto complexo de elementos que se desdobraram a partir de mobilizações políticas de múltiplas ideologias, a partir das quais a favela acaba-se tornando um espaço de disputa e tensão entre os movimentos de esquerda, sobretudo, aqueles ancorados pelo Partido Comunista Brasileiro e por forças contrárias a este ativismo político-social, como foi o caso da articulação entre o Estado e a Igreja Católica para promover um controle territorial desse “Perigo Vermelho” no interior das favelas no Rio de Janeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Martins Medeiros Robaina

Mestre em história social do território pela universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), doutorando em geografia pela universidade federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor auxiliar de geografia humana da universidade Castelo Branco.

Arquivos adicionais

Publicado

23-12-2013

Como Citar

ROBAINA, I. M. M. Assistência social ou controle sócio-espacial: uma análise das espacialidades políticas da Fundação Leão XII sobre as favelas cariocas (1947-1962). Revista Espacialidades, [S. l.], v. 6, n. 05, p. 176–196, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/17604. Acesso em: 19 abr. 2024.