O corpo como espaço de poder

instituição da corporalidade paranaense e identidade regional no início do século XX

Autores

  • Fernanda Lorandi Lorenzett Mestranda vinculada ao programa de pós-graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD),

Palavras-chave:

Corpo, identidade, poder, Paraná

Resumo

Este artigo tem como propósito traçar uma discussão a respeito da construção de uma determinada identidade paranaense pautada em sua constituição corporal. Mais especificamente o objetivo é entender como na obra “O Homem Forte” do paranaense Domingos Nascimento, publicada em 1905, o fortalecimento corporal aparece como um importante fator para a proteção do território do Paraná. Para tanto, serão analisadas algumas propostas de Nascimento, como, por exemplo, a adoção por parte de toda a população da prática de atividades físicas que contribuiriam para a constituição de indivíduos fisicamente preparados, disciplinados, ordeiros e equilibrados. A intenção deste autor seria fazer com que todos pudessem considerar-se paranaenses através de um sentimento de cooperação em que seus corpos individuais atuariam para o engrandecimento do corpo estatal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

14-09-2009

Como Citar

LORENZETT, F. L. O corpo como espaço de poder: instituição da corporalidade paranaense e identidade regional no início do século XX. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 2, n. 01, p. 01–20, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/17635. Acesso em: 26 abr. 2024.