O corpo como espaço de poder
instituição da corporalidade paranaense e identidade regional no início do século XX
Palavras-chave:
Corpo, identidade, poder, ParanáResumo
Este artigo tem como propósito traçar uma discussão a respeito da construção de uma determinada identidade paranaense pautada em sua constituição corporal. Mais especificamente o objetivo é entender como na obra “O Homem Forte” do paranaense Domingos Nascimento, publicada em 1905, o fortalecimento corporal aparece como um importante fator para a proteção do território do Paraná. Para tanto, serão analisadas algumas propostas de Nascimento, como, por exemplo, a adoção por parte de toda a população da prática de atividades físicas que contribuiriam para a constituição de indivíduos fisicamente preparados, disciplinados, ordeiros e equilibrados. A intenção deste autor seria fazer com que todos pudessem considerar-se paranaenses através de um sentimento de cooperação em que seus corpos individuais atuariam para o engrandecimento do corpo estatal.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)