“Cada brasileiro receba a parcella do insulto que lhe cabe”:
regionalismo, separatismo e bairrismo no processo de mobilização cearense durante a Guerra de 1932
Palavras-chave:
Guerra de 1932, regionalismo, mobilização, CearáResumo
Este artigo se propõe a analisar parte da campanha de mobilização que aconteceu no Ceará durante a Guerra de 1932. Tentando evitar que a guerra se espalhasse pelo país, houve uma intensa campanha de legitimação e mobilização favorável ao Governo Provisório. Nesses discursos, a temática do exacerbado regionalismo paulista aparece com freqüência. Assim, várias matérias, textos e discursos separatistas e preconceituosos atribuídos aos articuladores da guerra em São Paulo circulavam no Ceará. Mais importante que atribuir a veracidade a esses textos, é perceber como eles foram recebidos pela população e pela imprensa.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)