O imaginário urbano e a fotografia
a modernidade e a ruína do bairro da Ribeira
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2017v11n01ID17674Palavras-chave:
Imaginário Urbano, Fotografia, Ribeira, NatalResumo
Este artigo tem por objetivo reconhecer as rupturas existentes na continuidade histórica do bairro da Ribeira, a partir do estudo das fotografias que compõe o imaginário urbano da cidade de Natal, no início do século XX e no início do século XXI. Entende-se o imaginário com base na perspectiva da nova história cultural, representada pelo pensamento de Patlagean e Le Goff. Para auxiliar na análise do imaginário, encontrou- se apoio na semiologia e no materialismo histórico dialético. Para delimitar a pesquisa, foram escolhidas fotografias de quatro edifícios, nos dois períodos estudados. Conclui- se que, ao estudar as fotografias do bairro da Ribeira nos momentos distintos, é possível observar as dinâmicas processadas no espaço onde o foco que outrora foi à modernidade, hoje é a ruína.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)