Theatrum Mundi
Antônio Vieira e a comédia de Deus
Palavras-chave:
Quinto Império, Antônio Vieira, Teatro do MundoResumo
Polêmica e, por vezes, mal compreendida as profecias da História do Futuro, obra escrita pelo jesuíta Antônio Vieira, tratam da emergência do Quinto Império, projeto de teor político-teológico, cujo intuito seria o de alçar Portugal a condição de centro da expansão cristã pelo mundo. Escritas no século XVII, a obra é reveladora dos desejos e anseios de um dos homens mais emblemáticos da cultura ibérica. Nela, o jesuíta fez uso da metáfora “Teatro do Mundo”, espacialidade com a qual representou a vida em sociedade, o tempo e o espaço em um mundo marcado por crises e instabilidades. Ditoisso, o objetivo desse artigo é compreender no processo de construção da metáfora teatral como Antônio Vieira definiu o homem e sua postura diante o mundo.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)