Picos nas sombras do tempo:
a cidade pré-reforma urbanística como espaço da saudade
Palavras-chave:
Picos-PI, História e cidades, História e memóriaResumo
Este trabalho analisa o estranhamento identificado em alguns moradores com relação à cidade de Picos (Estado do Piauí) da contemporaneidade, evocado através do sentimento de saudade da cidade associado à década de 1950, período de destaque da economia agrícola às margens do Rio Guaribas, e da década de 1960, quando a cidade oferecia uma variedade de espaços de lazer e convivência para os citadinos. Para retratar a existência desses espaços tem-se como referência o presente, que é o tempo da falta, sendo que a angústia, pela falta, em face do tempo, assume um refúgio no passado. Nosso objetivo foi conhecer as cidades projetadas no imaginário dos citadinos como lembranças, tendo em vista que os usos dos espaços eram moderados por filtros culturais e normas sociais. Os picoenses sentem saudade da cidade de Picos de outrora, porque é uma das formas de terem no presente, o tempo que já passou.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)