Identidade sustentável
espacialidade, identidade e memória nos estudos sobre comunidades quilombolas
Palavras-chave:
Identidade Sustentável, Quilombos, Espacialidade, MemóriaResumo
O presente artigo tem como finalidade compreender a relação das comunidades quilombolas com seu território, buscando na Identidade Sustentável do Instituto de Pesquisa Histórica e Ambiental Regional (IPHAR), respaldos para a manutenção e perpetuação das Memórias Solidificadas, propiciando a legitimação destes espaços. Tal trabalho se origina da necessidade de buscar soluções mediantes aos embates políticos e de interesse, na aplicação do Artigo 68 das Disposições Constitucionais Transitórias. Aqui buscaremos compreender a relação de espacialidade, identidade e memória, fundamentando em diferentes autores, dando ênfase aos estudos sobre comunidades quilombolas, referenciados a partir de Marc Augé e Michael Pollak como teóricos centrais e dialogando com outros.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)