Leituras de São João del-Rei/MG

experiências espaço-temporais da modernidade

Autores

  • Denis Pereira Tavares

Palavras-chave:

São João del-Rei, modernidade, espaço, tempo

Resumo

Pretendemos neste trabalho atentar para as formas de consciência do espaço, isto é, para as “leituras”, reflexões e interpretações que os atores sociais passados fizeram da cidade de São João del-Rei/MG, ao longo da primeira metade do século XX, numa conjuntura de transformações aceleradas na sua estrutura urbana. Procuramos, nessa perspectiva, construir uma interpretação das representações espaciais no intuito de apreender tanto as formas como a cidade é representada, percebida, pensada e projetada, quanto as práticas, condutas, atuações e as experiências temporais dos grupos sociais nesse espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denis Pereira Tavares

Mestrando em História pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do Projeto “Cidade e Cultura: rebatimentos no espaço público contemporâneo”, financiado pelo Programa Prócultura Capes/Minc.

Arquivos adicionais

Publicado

25-11-2011

Como Citar

TAVARES, D. P. Leituras de São João del-Rei/MG: experiências espaço-temporais da modernidade. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 4, n. 03, p. 01–22, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/17740. Acesso em: 24 set. 2022.

Edição

Seção

Dossiê