Conduzindo condutas
a transformação do ambiente urbano de Cuiabá a partir do Código de Postura de 1832
Palavras-chave:
Cidade, Biopoder, Disciplina, Código de PosturaResumo
Na primeira metade do século XIX, a cidade de Cuiabá, Província de Mato Grosso, vivenciou o desenvolvimento de um aparato legal que tinha como principal objetivo estabelecer mecanismos ordenadores, que privilegiariam o progresso e a modernização da cidade. Tais mecanismos foram denominados de Códigos de Postura, e assim como em outras cidades do Império, foi promulgado pela Câmara Municipal. Conduzindo condutas e reestruturando o ambiente urbano, esses códigos redefiniam a urbe, valendo-se da disciplina e do cuidado com a vida para alcançar seus objetivos. Nesse sentido, as linhas que se seguem, apresentam uma discussão que envolve a formação de técnicas biopolíticas e táticas disciplinares. Para tanto foram utilizadas como subsídio teórico as noções apresentadas por Michel Foucault do que vem a ser o biopoder e a disciplina.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)