Perspectivas Historiográficas
minorias e identidades nacionais pelo enfoque dos estudos subalternos e pós-coloniais
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2019v15n01ID19197Resumo
Este artigo traça um panorama acerca dos percursos da produção do saber engendrados pelos estudos subalternos e pós-coloniais, enfatizando a historiografia sobre as minorias, assim como também as discussões sobre identidades políticas nacionais ou locais. Para tanto, a primeira parte do texto traz informações sobre os estudos subalternos, tais como origem, principais autores e concepções. Na segunda parte analisamos o trabalho de autores como Homi Bhabha, Stuart Hall, Partha Chatterjee, Ranajit Guha, dentre outros, para refletir sobre a noção de identidade nacional e suas modificações ao longo do tempo. Por fim, destaca-se as escolhas teórico-metodológicas desenvolvidas pelos estudos subalternos e pós-coloniais e, consequentemente, a importância desses para a historiografia contemporânea.
PALAVRAS-CHAVE: Estudos subalternos – Identidade – Pós-colonial
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)