Literatura e História na obra O cão sem plumas

  • Aurora Cardoso de Quadros UNIMONTES
Palavras-chave: O cão sem plumas, Literatura, História

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a relação entre Literatura e História na obra O cão sem plumas, de João Cabral de Melo Neto. Por meio do método comparativo, parte-se do fato de que essa combinação é pressuposto básico da representação mimética. O foco do estudo lança um olhar para as faces do poema, representativo do Rio Capibaribe, oscilando entre o ângulo do historiador e o ângulo do poeta. Como resultado do estudo, pode-se entender a constatação de que a história está na poesia, como a poesia está na história, numa interação cooperativa e complementar. Tomam-se, como base teórica de reflexão sobre a ligação entre as duas áreas, autores como Sidney Chalhoub e Afrânio Coutinho, que apresentam abordagem
associativa entre ambas e possibilitam a confirmação dessa interação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aurora Cardoso de Quadros, UNIMONTES

Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo – USP. Professora efetiva da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4859757949618662. E-mail: auroracardoso2020@hotmail.com. Membro do GPLV.

Publicado
18-07-2020
Como Citar
CARDOSO DE QUADROS, A. Literatura e História na obra O cão sem plumas. Revista Espacialidades, v. 16, n. 2, p. 139-153, 18 jul. 2020.