Literatura e História na obra O cão sem plumas
DOI :
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2020v16n2ID20160Mots-clés :
O cão sem plumas, Literatura, HistóriaRésumé
Este artigo tem por objetivo analisar a relação entre Literatura e História na obra O cão sem plumas, de João Cabral de Melo Neto. Por meio do método comparativo, parte-se do fato de que essa combinação é pressuposto básico da representação mimética. O foco do estudo lança um olhar para as faces do poema, representativo do Rio Capibaribe, oscilando entre o ângulo do historiador e o ângulo do poeta. Como resultado do estudo, pode-se entender a constatação de que a história está na poesia, como a poesia está na história, numa interação cooperativa e complementar. Tomam-se, como base teórica de reflexão sobre a ligação entre as duas áreas, autores como Sidney Chalhoub e Afrânio Coutinho, que apresentam abordagem
associativa entre ambas e possibilitam a confirmação dessa interação.
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)