Espaço, lugar e territorialidade

análises sobre apego emocional ao lugar com o filme Aquarius (2016)

  • Maria das Graças Alencar Viana Instituto Federal de Ensino, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Liz Melo de Sá Barreto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Diego Carvalho Corrêa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
Palavras-chave: Aquarius, Lugar, Territorialidade, Especulação imobiliaria

Resumo

Tendo como objeto o longa-metragem Aquarius (2016), esta pesquisa explora o conceito de espaço, lugar, apego ao lugar, territorialidade por meio da luta da protagonista Clara, frente aos avanços da especulação imobiliária que atingiu a cidade de Recife-PE. A análise do filme mostra que o edifício Aquarius, como um "lugar", foi uma consequência das relações do espaço e de suas percepções sobre ele. O apego da protagonista ao edifício foi a base para a materialização da territorialidade como sentimento de pertencimento e a razão pela qual ela resistiu às persistentes ofensivas da Construtora Bonfim.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria das Graças Alencar Viana, Instituto Federal de Ensino, Ciência e Tecnologia da Bahia

Bacharela em Saúde pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e graduanda em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0639200733947047. E-mail: gal.alenvi@gmail.com.

Liz Melo de Sá Barreto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1548204806676861. E-mail: netosabarreto18@gmail.com

Diego Carvalho Corrêa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana e mestrado em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5512385553165563. E-mail: dccfsa@gmail.com. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Aplicados em Arquitetura e Urbanismo (EAAU/IFBA).

Publicado
18-07-2020
Como Citar
DAS GRAÇAS ALENCAR VIANA, M.; MELO DE SÁ BARRETO, L.; CARVALHO CORRÊA, D. Espaço, lugar e territorialidade. Revista Espacialidades, v. 16, n. 2, p. 271-288, 18 jul. 2020.