“Leis Municipais ou Posturas da Câmara e Concelhos desta Vila de Porto Alegre”
Notas para o estudo sobre política e administração nas vilas de índios
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2019v15n02ID20419Palavras-chave:
Câmara, Posturas Municipais, Vila de Índio, Porto Seguro, Porto AlegreResumo
Este trabalho apresenta as posturas municipais da câmara de uma vila de índio da antiga capitania de Porto Seguro chamada São José de Porto Alegre, que foi criada no contexto da implantação da política indigenista pombalina no ano de 1769. O objetivo da transcrição e leitura deste documento é lançar algumas notas para futuras pesquisas sobre política e administração das vilas de índios, buscando destacar o papel do protagonismo indígena na composição das normas camarárias, bem como da presença da política indigenista nas determinações da governança local.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)