A QUESTÃO DA SAÚDE INDÍGENA NOS TERRITÓRIOS SOCIAIS DO RIO GRANDE DO NORTE
apontamentos sobre o período colonial e a pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2021v17n1ID22064Palavras-chave:
Saúde indígena. Territórios sociais. Rio Grande do Norte. Covid-19.Resumo
Este artigo se propõe a discutir os principais desafios encarados pelos povos indígenas no Rio Grande do Norte quanto à questão da saúde em seus territórios sociais – conceito proposto pelo antropólogo Paul Little – suscitando reflexões referentes tanto ao período colonial quanto aos dias atuais no contexto da pandemia da covid-19, ao dialogar com a Antropologia Histórica, por meio de autores como Barth; Almeida; Pacheco; Neves; entre outros. Através da análise de fontes documentais do período colonial; de dados oficiais dos governos mais recentes; e relatos orais de lideranças indígenas no estado, percebeu-se as intensas relações entre o acesso à terra e à saúde de qualidade, assim como, a contínua resistência dos povos indígenas, no período colonial e também atualmente no Rio Grande do Norte.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)