A PONTE MONUMENTAL DE NIEMEYER:
narrativa e Imaginário como campos de disputas por meio de uma nomenclatura
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n2ID28252Palavras-chave:
Memória, Imaginário, Narrativa, Ponte Costa e SilvaResumo
O presente artigo propõe a analisar as disputas simbólicas que se desdobram a partir da Ponte Monumental projetada por Oscar Niemeyer em Brasília. Apesar do nome dado por seu autor, a ponte foi inaugurada com o nome de um ditador, Ponte Costa e Silva, e desde então passa por processos de disputa que organizam em si questões referentes à memória urbana, narrativas sobre a cidade, o simbolismo e significado dos objetos urbanos. Nessa perspectiva, por meio das noções de imaginário social e narrativa, evidencia-se a questão em disputa: a memória no espaço urbano. Por meio da revisão bibliográfica e do estudo do caso específico propõe-se um tensionamento da questão, abordando os usos da memória na manutenção de narrativas complexas.
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