O CONTINENTE E A PRATA:
a emergência do pensamento republicano nas fronteiras entre a História e a Literatura
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n2ID28346Resumo
O presente artigo visa abordar aspectos referentes ao processo de formação do território sul-rio-grandense integrado com a historiografia platina. Para tanto, busca-se através de um diálogo entre História e Literatura despertar tais questões a fim de discutir e embasar nossas reflexões. O primeiro livro da trilogia O tempo e o vento, do escritor Erico Verissimo, serve como ponto de partida para nossa proposta ao situar-se entre os séculos XVIII e XIX. O processo histórico registrado pela historiografia recente, bem como a percepção crítica do romancista contribuíram para a exposição das ideias referentes à ascensão do pensamento republicano no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Espacialidades
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)