UMA NARRATIVA E UMA CARNAVALESCA:
Pensando a partir de Rosa Magalhães o ensino de história pelas lentes encantadas do carnaval
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2024v20n1ID36411Palavras-chave:
Ensino de História, Carnaval, Escrita da História, história indígenaResumo
O objetivo central deste artigo é pensar como o universo dos desfiles das escolas de samba, pode contribuir para a produção do conhecimento, a partir do desfile de 1994 da Imperatriz Leopoldinense intitulado “Catarina de Médicis na Corte dos Tupinambôs e Tabajeres”. A análise do enredo ocorre sob a luz teórica da obra de Ferdinand Denis, “Uma festa brasileira” publicada originalmente em 1850, considerada uma das mais fieis fontes historiográficas sobre esse acontecimento. Criado pela carnavalesca Rosa Magalhães, o enredo se torna uma importante fonte histórica para contribuir com o campo do conhecimento e com o ensino de história, tendo em vista que a composição do enredo optou em assumir esse compromisso teórico educacional, mesmo não sendo pauta obrigatória. Nesse cenário, ainda trago uma breve passagem sobre a vida e a contribuição dessa carnavalesca de grande referência para o mundo do samba e para a produção do saber
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