UMA NARRATIVA E UMA CARNAVALESCA:

Pensando a partir de Rosa Magalhães o ensino de história pelas lentes encantadas do carnaval

Autores

  • Isabella Nunes Mello Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2024v20n1ID36411

Palavras-chave:

Ensino de História, Carnaval, Escrita da História, história indígena

Resumo

O objetivo central deste artigo é pensar como o universo dos desfiles das escolas de samba, pode contribuir para a produção do conhecimento, a partir do desfile de 1994 da Imperatriz Leopoldinense intitulado “Catarina de Médicis na Corte dos Tupinambôs e Tabajeres”. A análise do enredo ocorre sob a luz teórica da obra de Ferdinand Denis, “Uma festa brasileira” publicada originalmente em 1850, considerada uma das mais fieis fontes historiográficas sobre esse acontecimento. Criado pela carnavalesca Rosa Magalhães, o enredo se torna uma importante fonte histórica para contribuir com o campo do conhecimento e com o ensino de história, tendo em vista que a composição do enredo optou em assumir esse compromisso teórico educacional, mesmo não sendo pauta obrigatória. Nesse cenário, ainda trago uma breve passagem sobre a vida e a contribuição dessa carnavalesca de grande referência para o mundo do samba e para a produção do saber

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Publicado

14-11-2024

Como Citar

NUNES MELLO, I. UMA NARRATIVA E UMA CARNAVALESCA:: Pensando a partir de Rosa Magalhães o ensino de história pelas lentes encantadas do carnaval. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 20, n. 01, p. 343–354, 2024. DOI: 10.21680/1984-817X.2024v20n1ID36411. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/36411. Acesso em: 21 dez. 2024.