UMA VISÃO DA DITADURA CIVIL-MILITAR NO BRASIL (1964-1985) ATRAVÉS DO JOGO FOTOGRAFIA VERSUS DESCRIÇÃO
um material didático para o ensino de história
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38350Palavras-chave:
Ditadura Civil-Militar; Jogos pedagógicos; Ensino de históriaResumo
O principal objetivo de uma educação que explora o conhecimento e a verbalização dos(as) educandos(as) inicia-se com uma situação problema. Durante as aulas de História, os(as) alunos(as) são apresentados a situações que geram pensamento e reflexão. Para tanto, a proposta deste trabalho é apresentar uma nova possibilidade de se aprender História, e contribuir para o ensino-aprendizagem dos(as) alunos(as), tendo como proposta a inserção de uma prática lúdica, onde o principal articulador será a utilização de um jogo. Portanto, propomos a apresentação do jogo Fotografia versus Descrição, um material didático e pedagógico em formato de cartas, de autoria própria, criado para gerar uma reflexão e um diálogo acerca do período da Ditadura Civil-Militar no Brasil (1964-1985).
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