UMA VISÃO DA DITADURA CIVIL-MILITAR NO BRASIL (1964-1985) ATRAVÉS DO JOGO FOTOGRAFIA VERSUS DESCRIÇÃO

um material didático para o ensino de história

Autores

  • Andréa Maria da Silva Universidade Federal de Campina Grande/UFCG

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38350

Palavras-chave:

Ditadura Civil-Militar; Jogos pedagógicos; Ensino de história

Resumo

O principal objetivo de uma educação que explora o conhecimento e a verbalização dos(as) educandos(as) inicia-se com uma situação problema. Durante as aulas de História, os(as) alunos(as) são apresentados a situações que geram pensamento e reflexão. Para tanto, a proposta deste trabalho é apresentar uma nova possibilidade de se aprender História, e contribuir para o ensino-aprendizagem dos(as) alunos(as), tendo como proposta a inserção de uma prática lúdica, onde o principal articulador será a utilização de um jogo. Portanto, propomos a apresentação do jogo Fotografia versus Descrição, um material didático e pedagógico em formato de cartas, de autoria própria, criado para gerar uma reflexão e um diálogo acerca do período da Ditadura Civil-Militar no Brasil (1964-1985).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018, p. 396-433.

BRASIL. Portal do Governo Brasileiro, 2023. Biblioteca Presidência da República(Galeria dos Ex-presidentes). Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/presidencia/ex-presidentes. Acesso em: 31mar. 2023.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FERREIRA, Jorge; GOMES, Ângela de Castro. 1964: o golpe que derrubou um presidente, pôs fim ao regime democrático e instituiu a ditadura no Brasil. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2023.

FICO, Carlos. O golpe de 1964: momentos decisivos. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 85. ed, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2023.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: O jogo como elemento da cultura. 9. ed. rev. e atual. São Paulo: Perspectiva, 2019.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. rev. e ampl, - São Paulo: Heccus Editora.

Downloads

Publicado

22-04-2025

Como Citar

MARIA DA SILVA, Andréa. UMA VISÃO DA DITADURA CIVIL-MILITAR NO BRASIL (1964-1985) ATRAVÉS DO JOGO FOTOGRAFIA VERSUS DESCRIÇÃO: um material didático para o ensino de história. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 211–226, 2025. DOI: 10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38350. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/38350. Acesso em: 6 dez. 2025.