SERIA A HISTÓRIA DO ENSINO DE HISTÓRIA MARCADA PELO TRAUMA?
o caso dos Ginásios Vocacionais de São Paulo (1961-1969)
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38357Palabras clave:
ditadura militar, Ginásios Vocacionais, trauma histórico, ensino de história, história do ensino de históriaResumen
Este trabalho analisa a história do ensino de história no Brasil por meio do conceito de trauma histórico e de uma análise do caso dos Ginásios Vocacionais (GVs) de São Paulo (1961-1969). Em primeiro lugar, apresenta-se a visão geral segundo a qual as inovações no ensino de história teriam surgido apenas a partir de 1980, de modo que, antes disso, esse ensino era marcado pelo tradicionalismo. Em seguida, discute-se o conceito de trauma histórico, entendido como resultado de uma crise capaz de romper modelos de sentido. Em terceiro lugar, explora-se a experiência dos GVs, interrompidos pelos agentes do Estado Militar em 1969. Defende-se que esse acontecimento representa um trauma histórico para a memória do ensino de história, bem como para a história dessa área.
Descargas
Citas
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2008.
CHIOZZINI, Daniel Ferraz. Os ginásios vocacionais: a (des)construção de uma experiência educacional transformadora (1961-1969). Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.
CHIOZZINI, Daniel Ferraz. História e memória da inovação educacional no Brasil: o caso dos Ginásios Vocacionais (1961-1969). Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.
FONSECA, Thais Nívia de Lima e. História & ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
FREITAS, Itamar; DIAS, Margarida. Ensino de História na Revista Brasileira de História. In: OHARA, João Rodolfo Munhoz; SANTOS, Wagner Geminiano dos (Orgs.). 40 Anos da Revista Brasileira de História: a historiografia em revista. Vitória, ES: Editora Milfontes, 2021, p. 223-256.
FREITAS, Itamar; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. História do ensino de história: memória e possibilidades de construção de um domínio. In: FREITAS, Itamar; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de (Orgs.). PROFHISTÓRIA: o dito e o feito. Ananindeua: Cabana, 2022, p. 8-21.
GERMANO, José Willington. Estado Militar e educação no Brasil. São Paulo: Cortez, 2011.
GUIMARÃES, Manoel Luis Salgado. Nação e Civilização nos Trópicos: O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o Projeto de uma História Nacional. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n. 1, p. 5-27, 1988.
GLEZER, Raquel. Estudos Sociais: um problema contínuo. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 9, n. 3, p. 117-149, mar. 1982.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.
LIMA, Caio Rodrigo Carvalho. Além dos muros da academia: sentido da história e trauma histórico na obra de Jörn Rüsen (1983 - 2013). Dissertação (Mestrado em História) – Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
MASCELLANI, Maria Nilde. O Sistema Público de Ensino no Ensino Vocacional de São Paulo. Revista Idéias, São Paulo, n. 1, p. 84-95, 1988.
MASCELLANI, Maria Nilde. Uma pedagogia para o trabalhador: o ensino vocacional como base para uma proposta pedagógica de capacitação profissional de trabalhadores desempregados. São Paulo: IIEP, 2010.
NEVES, Joana. O Ensino Público Vocacional em São Paulo: renovação educacional como desafio político (1961-1970). 2010. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
NUNES, Z. Clarice R. M. A modernização do ginásio e a manutenção da ordem. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Estudos Avançados em Educação, Departamento de Filosofia e Educação, Fundação Getúlio Vargas, 1979.
OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; STAMATTO, Maria Inês Sucupira; FREITAS, Itamar. Políticas e práticas da história escolar no ensino médio do Brasil: a interdisciplinaridade em debate. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 32, n. 2, p. 429-451, maio/ago. 2014.
RÜSEN, Jörn. Holocaust Experience and Historical Sense Generation from a German Perspective. In: DIAWARA, Mamadou; LATEGAN, Bernard; RÜSEN, Jörn (Orgs.). Historical memory in Africa: dealing with the Past, Reaching for the Future in an Intercultural Context. New York: Berghahn Books, 2010, p. 165-184. (Making Sense of History, v. 12).
RÜSEN, Jörn. Teoria da história: uma teoria da história como ciência. Curitiba: Editora da UFPR, 2015.
RÜSEN, Jörn. Zerbrechende Zeit: über den Sinn der Geschichte. Köln: Böhlau, 2001.
SÃO PAULO. Secretaria de Estado dos Negócios da Educação. Lei nº 6.052 de 3/2/1961. São Paulo, SP: SENE, 1961.
SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA EDUCAÇÃO (São Paulo). Serviço de Ensino Vocacional. Estudos Sociais – Supervisão. São Paulo, SP: Secretaria de Estado dos Negócios da Educação, 1967.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. Revista História da Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 37, p. 73-91, mai./ago. 2012.
TAMBERLINI, Angela Rabello Maciel de Barros. Os Ginásios Vocacionais: a dimensão política de um projeto pedagógico transformador. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1988.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Espacialidades

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)