COMPREENDENDO O PROFISSIONAL
análise da disciplina de história indígena da UFRN (2011-2023)
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38397Palavras-chave:
UFRN, Formação de professores, Currículo, História indígena, história do ensino de história, Acervo UniversitárioResumo
Este artigo é fruto da pesquisa realizada no ano de 2023, em que buscamos: 1) compreender o perfil profissional dos formados pela disciplina de História Indigena, da graduação em História fornecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte Campus Natal. 2) produzir a história do curso de história. Como metodologia, utilizamos análise dos planos de curso com foco nas rupturas e permanências das ementas, objetivos, conteúdos programáticos e bibliografias (básicas e complementares), além da História Oral para cotejar as fontes. Apoiamo-nos nas ideias de Chimamanda Ngozi Adichie na obra “ O Perigo de Uma História Única”; na lei 11.645/2008 e no parecer presente em “Desafios da formação inicial para a docência em História“ de Itamar Freitas e Margarida Oliveira.
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