NARRATIVAS HISTÓRICAS E MATEMÁTICAS
construção de contos didáticos baseados em fontes para o ensino e aprendizagem em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38417Palabras clave:
Construção de contos, Fontes, Histórias de municípios paraibanos, Ensino aprendizagem em MatemáticaResumen
O presente trabalho faz parte do estágio pós-doutoral da autora que tem como objetivo construir sequências didáticas para o ensino e aprendizagem em Matemática, utilizando o método histórico. As sequências didáticas partem de uma narrativa, escrita em forma de conto. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é descrever as histórias dos contos e como as fontes foram mobilizadas para a construção destes. Identificamos as fontes e o caminho percorrido para conseguir cada uma delas. Os contos produzidos contemplam conhecimentos matemáticos e recortes das histórias locais de municípios do estado da Paraíba.
Descargas
Citas
ALBERTI, Verena. Fontes. In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; FERREIRA, Marieta de Moraes. Dicionário de Ensino de História. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2019.
GADDIS, John Lewis. Paisagens da História: como os historiadores mapeiam o passado. Trad. Marisa Rocha Motta. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
JORNAL A União. Coluna Cinemas. João Pessoa, 1976. Disponível em: Acervo do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano. Acesso em: 01 ago. 2024.
JORNAL O Norte. Programação cinemas. Ano XLII. n. 637. João Pessoa, 1952. Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional Digital. Disponível em: https://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/. Acesso em: 30 jul. 2024.
LACERDA, Lua. Conheça cidade da Paraíba onde os moradores não pagam conta de água há 60 anos. Portal G1 Paraíba. João Pessoa, 2022. Disponível em: https://auniao.pb.gov.br/noticias/caderno_paraiba/populacao-indigena-cresce-20-35. Acesso em: 25 jul. 2024.
MEIRELES, Luciene. População indígena cresce 20,35%. Jornal A União. João Pessoa, 2023. Disponível em: https://auniao.pb.gov.br/noticias/caderno_paraiba/populacao-indigena-cresce-20-35. Acesso em: 02 ago. 2024.
PANET, Amélia [et al]. Rio Tinto: estrutura urbana, trabalho e cotidiano. João Pessoa: UNIPÊ, 2002.
PORTAL brejo.com. Prefeita Eunice Pessoa lança projeto “Coreto Cultural” com sucesso de público na praça de Mamanguape. Mamanguape, 2017. Disponível em: https://brejo.com/2017/02/13/prefeita-eunice-pessoa-lanca-projeto-coreto-cultural-com-sucesso-de-publico-na-praca-de-mamanguape/. Acesso em 09 set. 2024.
PROST, Antoine. Doze lições sobre a História. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.
QUINTÃO, Ana Lucia Bezerra da Silva. A praça da matriz: sociabilidade e lazer antes, durante e depois da pandemia. Trabalho de conclusão de Curso. Graduação em Antropologia. Universidade Federal da Paraíba. UFPB: Rio Tinto, 2024.
SILVA, Jéssica de Lima. Caracterização do sistema de abastecimento d'água na área urbana do município de Itapororoca/PB. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia). Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. Disponível em: https://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/13261/1/PDF%20-%20Jessica%20de%20Lima%20Silva.pdf. Acesso em 20 jun. 2024
ITAPOROROCA. Itapororoca: ontem e hoje. Revista da Câmara Municipal de Itapororoca. Editora Alfa Multimídia, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Espacialidades

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)