NARRATIVAS HISTÓRICAS E MATEMÁTICAS

construção de contos didáticos baseados em fontes para o ensino e aprendizagem em Matemática

Autores/as

  • Graciana Ferreira Dias Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38417

Palabras clave:

Construção de contos, Fontes, Histórias de municípios paraibanos, Ensino aprendizagem em Matemática

Resumen

O presente trabalho faz parte do estágio pós-doutoral da autora que tem como objetivo construir sequências didáticas para o ensino e aprendizagem em Matemática, utilizando o método histórico. As sequências didáticas partem de uma narrativa, escrita em forma de conto. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é descrever as histórias dos contos e como as fontes foram mobilizadas para a construção destes. Identificamos as fontes e o caminho percorrido para conseguir cada uma delas. Os contos produzidos contemplam conhecimentos matemáticos e recortes das histórias locais de municípios do estado da Paraíba.

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Publicado

22-04-2025

Cómo citar

FERREIRA DIAS, Graciana. NARRATIVAS HISTÓRICAS E MATEMÁTICAS: construção de contos didáticos baseados em fontes para o ensino e aprendizagem em Matemática. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 246–262, 2025. DOI: 10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38417. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/38417. Acesso em: 7 dic. 2025.