A ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA NORTE-RIO-GRANDENSE FRENTE AO FLAGELO DAS SECAS (1830-1880)
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38567Resumo
Durante todo o século XIX, a receita da província do Rio Grande do Norte apoiava-se sobremaneira na arrecadação dos dízimos do gado vacum e cavalar. Localizando-se, contudo, este espaço administrativo em uma área castigada frequentemente pelas secas e suas consequências nefastas, a realidade norte-rio-grandense era marcada pela instabilidade administrativa na medida em que não era possível calcular um orçamento financeiro tão preciso frente à imprevisibilidade desta intempérie. Levando em consideração esta conjuntura, o presente trabalho pretende analisar, durante o período compreendido entre as décadas de 1830 e 1880, a relação entre o processo de institucionalização da justiça norte-rio-grandense e o fenômeno climático das secas. Atentando para as discussões presentes nos relatórios presidenciais acerca não somente da administração da justiça e das finanças, mas também das dinâmicas mais amplas ligadas à infraestrutura provincial, a exemplo do aparelhamento do corpo policial e a construção e o asseio das cadeias, objetivamos investigar como e até que ponto os efeitos da seca estiveram relacionados ao processo de consolidação do aparato judiciário nesta província.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Espacialidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)