HISTORIADORES EM LUTA
Currículo e Ensino de História na Historiografia da Paraíba (1979-1984)
DOI :
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38570Résumé
O presente estudo aborda as transformações advindas da nova historiografia paraibana a partir da reabertura da Associação Nacional dos Professores de História – Seção Paraíba (ANPUH-PB) em 1979. Após as mudanças institucionais advindas da reitoria de Lynaldo Cavalcante, o Departamento de História da Universidade Federal da Paraíba inseriu em seu quadro professores e professoras que criticavam o currículo e o ensino de História tradicional. Foi nesse contexto, como instituição de produção científica, que a ANPUH-PB se tornou um lugar social da nova historiografia paraibana. Nossa abordagem teórica parte do desenvolvimento da prática historiográfica apresentado por Michel de Certeau. Utilizados como documentos/monumentos as atas de reuniões e os registros do XI Simpósio Nacional de História em 1981 e o I Encontro Estadual dos Professores de História em 1984, ambos realizados na UFPB em João Pessoa, além de textos historiográficos produzidos pelos respectivos historiadores e historiadoras.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Revue Espacialidades 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)