A ARTE URBANA EDUCADORA

UM OLHAR PARA O FUNK E O HIP-HOP NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Júlia Silva Coêlho

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41559

Resumo

O artigo discute as potencialidades educativas do Hip-Hop e do Funk enquanto movimentos culturais que realizaram a formação política e cultural da juventude nas favelas e periferias do Brasil na virada do século XX para o século XXI. A partir da significação dos termos “periferia” e “favela” feitos por estes movimentos culturais, é apresentado um breve histórico do Hip-Hop e do Funk, problematizando as representações destes movimentos na mídia tradicional brasileira e por consequência, seus lugares na arte/educação e demais âmbitos educacionais. Neste sentido, através de levantamento bibliográfico e a discussão de leis que fundamentam a presença das culturas de periferia e favela na educação, são estabelecidos diálogos com a arte/educação, são apresentadas experiências que em parceria com os saberes das culturas Hip-Hop e Funk compõem práticas pedagógicas e arte/educativas direcionadas para a construção de um cenário educacional mais plural e justo.

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Publicado

29-09-2025

Como Citar

SILVA COÊLHO, Júlia. A ARTE URBANA EDUCADORA: UM OLHAR PARA O FUNK E O HIP-HOP NA EDUCAÇÃO. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 167–180, 2025. DOI: 10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41559. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/41559. Acesso em: 14 nov. 2025.