CONEXÕES ENTRE HISTÓRIA E MATEMÁTICA A PARTIR DO MÉTODO HISTÓRICO:

documentação do processo de produção de sequências didáticas no contexto paraibano

Autores

  • Graciana Ferreira Dias

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41601

Resumo

O presente trabalho objetiva documentar o processo de produção de sequências didáticas para o ensino-aprendizagem em Matemática, a partir do método histórico. O trabalho é fruto do estágio pós doutoral no ProfHistória-UFRN, realizado pela autora. Nesse artigo trazemos o percurso da pesquisadora na área de História da Matemática e a necessidade em compreender o método histórico e utilizá-lo na pespectiva do ensino e aprendizagem em Matemática.  O artigo apresenta os estudos teóricos, as fontes consultadas e a criação de narrativas em forma de contos, culminando na elaboração das sequências didáticas. Estas sequências abordam conhecimentos matemáticos que surgem das histórias locais de municípios paraibanos, ao longo do tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-09-2025

Como Citar

FERREIRA DIAS, Graciana. CONEXÕES ENTRE HISTÓRIA E MATEMÁTICA A PARTIR DO MÉTODO HISTÓRICO: : documentação do processo de produção de sequências didáticas no contexto paraibano. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 223–238, 2025. DOI: 10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41601. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/41601. Acesso em: 6 dez. 2025.