O/A HISTORIADOR(A) COMO PRODUTOR(A) CULTURAL:

caminhos possíveis para se pensar a cidade e a história urbana pública.

Autores

  • Thainá Morais Avelino Maia
  • Giovanni Roberto Protásio Bentes Filho

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41608

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas reflexões sobre o ofício do(a) historiador(a), mais precisamente sobre sua atuação como produtor cultural, e a sua contribuição para a prática de uma história urbana pública. As análises partiram da experiência dos autores, que tiveram dois projetos culturais aprovados em editais públicos, por meio da Lei Complementar nº 195/2022, popularmente conhecida como Lei Paulo Gustavo. Nesses dois projetos, um focado em mulheres e outro sobre a história de um cinema de rua, a cidade de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, emerge como fio condutor na construção de memórias e narrativas históricas, evidenciando, assim, as possibilidades de se pensar e produzir uma história urbana em diálogo com a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-09-2025

Como Citar

MORAIS AVELINO MAIA, Thainá; PROTÁSIO BENTES FILHO, Giovanni Roberto. O/A HISTORIADOR(A) COMO PRODUTOR(A) CULTURAL: : caminhos possíveis para se pensar a cidade e a história urbana pública. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 324–336, 2025. DOI: 10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41608. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/41608. Acesso em: 14 nov. 2025.