O/A HISTORIADOR(A) COMO PRODUTOR(A) CULTURAL:
caminhos possíveis para se pensar a cidade e a história urbana pública.
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41608Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas reflexões sobre o ofício do(a) historiador(a), mais precisamente sobre sua atuação como produtor cultural, e a sua contribuição para a prática de uma história urbana pública. As análises partiram da experiência dos autores, que tiveram dois projetos culturais aprovados em editais públicos, por meio da Lei Complementar nº 195/2022, popularmente conhecida como Lei Paulo Gustavo. Nesses dois projetos, um focado em mulheres e outro sobre a história de um cinema de rua, a cidade de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, emerge como fio condutor na construção de memórias e narrativas históricas, evidenciando, assim, as possibilidades de se pensar e produzir uma história urbana em diálogo com a sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Espacialidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)